Oktoberfest começa hoje em Blumenau

A sangria do primeiro barril, hoje às 21h, no Setor 2 do Parque Vila Germânica, deverá ser a primeira novidade aberta ao público que vai participar da 24ª Oktoberfest, em Blumenau. Uma megaestrutura foi montada para a festa, carro-chefe da programação de outubro no Estado. Junto com a Oktober, começam hoje a 21ª Marejada, em Itajaí; a 22ª Fenarreco, em Brusque; e a 19ª Shutzenfest, em Jaraguá do Sul.

A organização da Oktober trocou idéias com a Oktoberfest de Villa General Belgrano, na Argentina, e decidiu criar um estilo próprio para liberar o primeiro copo de chope, segundo o diretor de Promoções da Vila Germânica, Ivo Dickmann Júnior.

– A Argentina sangra o primeiro barril de uma forma diferente. Não é apenas colocar chope do copo. Nós decidimos fazer um estilo próprio também – contou Dickmann.

Na Oktoberfest de Villa General Belgrano, o primeiro barril jorra chope no público, mas a organização de Blumenau não informa como será a versão brasileira. A novidade, por enquanto, é segredo.

No Parque Vila Germânica, a quarta-feira foi de limpeza. Segundo o diretor-presidente do parque, José Carlos Oeschler, uma das novas atrações da festa será o Biergarten. O espaço, localizado ao lado do Setor 1, terá um palco com área de alimentação e espaço para 400 pessoas sentadas. O Biergarten oferecerá os chopes Eisenbahn, Bierland e Das Bier, além das cervejas importadas da Europa.

O desfile de abertura da Oktober, hoje, a partir das 19h, faz uma homenagem a quem trabalha nos bastidores da festa. Devem participar 1,5 mil pessoas, entre garçons, integrantes da equipe da limpeza, segurança e outros setores. Já a previsão para o desfile oficial, marcado para sábado, é de concentrar 2,5 mil participantes.

Desfile faz homenagem a quem fica nos bastidores

Na festa alemã, o desfile de abertura também é direcionado para aqueles que estão envolvidos na organização. A idéia de implantar a novidade em Blumenau, recebida com receio no começo, foi aprovada pelos visitantes e moradores, na opinião do presidente da Comissão dos Desfiles da Oktoberfest, Carlos Schlemper.

Contribuir para o orçamento doméstico e garantir os estudos para os filhos eram os objetivos de Elza Corrêa, 59 anos, quando ela procurou trabalho na festa, há 24 anos. Mas o que começou como necessidade se transformou em prazer para a auxiliar de serviços gerais que integra a equipe de limpeza da festa desde a primeira edição.

– Adoro a Oktober. Quando faltam dois meses para a festa, começo a ficar ansiosa. Isso nem parece trabalho, e sim diversão – alegra-se a lageana, que mora em Blumenau há 25 anos.

Para Elza, ver os outros se divertirem é motivo suficiente para alegria e satisfação.

Como eu vou?
De carro, ônibus ou táxi, veja as dicas para chegar e sair do Parque Vila Germânica e curtir a festa
Se eu for de carro, como encontrarei o trânsito:
Na Rua XV
A Rua XV de Novembro será fechada sempre uma hora antes de cada desfile, e as transversais, meia hora antes. No sábado, a via será interditada três horas antes dos desfiles, marcados para as 17h
A Guarda de Trânsito orienta os motoristas a não estacionar os carros na rua antes do evento e, caso houver um carro parado, ele será impedido de sair até que o desfile acabe
Se houver grande concentração de público, a Rua XV será fechada na altura do Castelinho da XV
Na Vila Germânica
Nas redondezas do Parque Vila Germânica, o trânsito será fechado nos horários da festa apenas em uma via da Rua Alberto Stein e da Rua Humberto de Campos, ao lado do parque. As linhas de ônibus fazem o sentido Velha-Centro passarão pela Rua João Pessoa e não entrarão na Alberto Stein. Há estacionamentos no entorno da Vila Germânica, a partir de R$ 10
Oktober Segura
Para quem for de carro para a festa e acabar exagerando, basta procurar a tenda da Oktober Segura, passar a chave do carro para alguém do programa para ter a garantia de chegar em casa, ou ao hotel, com toda segurança
Semáforos
Os semáforos operam em sistema intermitente, diariamente, entre 0h e 5h. No entorno do Parque Vila Germânica, durante a Oktoberfest, o sistema intermitente não estará em funcionamento nos seguintes cruzamentos: João Pessoa e 7 de Setembro; 7 Setembro e Humberto de Campos e 7 de Setembro e Henrich Hosang

Fonte: Diário Catarinense