A Polícia Federal (PF) de Lages realizou ontem uma das maiores apreensões de maconha da história da Serra Catarinense. Foram retirados de circulação aproximadamente 214 quilos, divididos em 268 tabletes com cerca de 800 gramas cada. Os proprietários da droga são procurados.
Além da maconha, a PF apreendeu pelo menos cem caixas com 50 pacotes de cigarros cada, num total aproximado de 50 mil maços. A droga e os cigarros eram trazidos do Paraguai e seriam distribuídos no Litoral, provavelmente nas regiões de Florianópolis e Criciúma.
A operação foi deflagrada durante a madrugada, na BR-282, no município de Bocaina do Sul, a 30 quilômetros de Lages. Os policiais montaram uma barreira de rotina no sentido Lages-Florianópolis. Por volta das 2h40min, o motorista de um Fiat Tipo, com placas de Sombrio, furou a barreira e foi perseguido. Poucos quilômetros adiante, o veículo foi encontrado às margens da rodovia, mas o condutor havia fugido pelo matagal. No carro, foram encontradas 10 caixas de cigarros.
Pouco depois, outro automóvel fez o retorno antes da barreira. Os policiais foram atrás, mas não alcançaram o veículo, cujos ocupantes jogaram pacotes pelas janelas.
Ao verificar os pacotes, os agentes encontraram 268 tabletes com cerca de 800 gramas de maconha cada, num total de cerca de 214,4 quilos. Um inquérito será instaurado.
No decorrer da madrugada, foram interceptados ainda um Palio e um Uno, com placas de Florianópolis, e um Palio Weekend, de Piçarras, todos carregados com cigarros do Paraguai. Um Monza, que seguia o veículo de Piçarras, também transportava contrabando, mas o motorista fugiu.
Os motoristas dos Palio e do Uno foram presos em flagrante por contrabando (produtos de entrada proibida no país) e descaminho (entrada de produtos sem o pagamento de impostos), cuja pena é de um a quatro anos de reclusão.
|