Sete cidades de SC entre melhores para trabalhar

Pela primeira vez, São Bento do Sul faz parte da lista das cem melhores cidades do país para se fazer carreira. Entre os catarinenses, o município ocupa a sexta colocação.

O ranking é resultado da pesquisa elaborada pela Fundação Getúlio Vargas, do Rio de Janeiro (FGV-RJ). Foram analisadas 139 cidades, sendo que a maior parte integra o grupo das 5% maiores do Brasil, com 170 mil habitantes e R$ 210 milhões de depósitos à vista.

No cenário nacional, São Bento do Sul ocupa a 87ª posição. Florianópolis (14º), Itajaí (48º) e Joinville (57º) obtiveram os três melhores resultados catarinenses na pesquisa. O município são-bentense desponta junto com a maior cidade do Estado, como pólo de empresas tecnológicas e boas oportunidades profissionais nestas áreas.

São Bento não está na lista das maiores cidades brasileiras, mas foi incluída na pesquisa por causa da oferta de desenvolvimento profissional e pelo bom desempenho da indústria moveleira, que possui 415 indústrias e gera 8,5 mil empregos. O ranking é estabelecido por meio da análise de indicadores, como educação, vigor econômico e saúde.

– Temos investido na educação, com o aumento no orçamento para bolsas de estudos, com reformas, ampliação e reestruturação das escolas municipais, criando novas alternativas econômicas com os condomínios empresariais, incubadora tecnológica, investindo no social, habitação popular e na qualidade de vida da população – destaca o prefeito em exercício, Ernesto Rank.

Para o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Roberto Correa, a pesquisa comprova os resultados obtidos por meio dos investimentos na criação de cursos e de projetos na área tecnológica. Destaca a criação da Incubadora Tecnológica, lançada no ano passado, onde projetos da área podem ser desenvolvidos.

Três indicadores são levados em consideração na elaboração da pesquisa. O primeiro, educação, é o que possui maior peso. Nessa etapa é medido o número de pessoas matriculas em unidades de ensino e a oferta de cursos de graduação, mestrado e doutorado. O segundo item é o do vigor econômico que analisou resultados do Imposto Sobre Serviço (ISS) e o PIB municipal per capita. Já na saúde, o levantamento avaliou o número de leitos e de profissionais cada 1 mil habitantes.

Santa Catarina continua com sete cidades na lista das 100 melhores para fazer carreira. Apenas São José subiu de posição. Passou de 98º para o 88º lugar. Todas as outras caíram.

Confira o ranking
As catarinenses na lista
Cidade : 2007 : 2006
Florianópolis: 14º: 11º
Itajaí: 48º: 38º
Joinville: 57º: 49º
Blumenau: 58º: 48º
Chapecó: 84º: 65º
São B. do Sul: 87%: –
São José: 88º: 98º
Criciúma: -: 99º
Posição dos municípios de Santa Catarina no ranking nacional da pesquisa.
Fonte: FGV-RJ
clicRBS
Qual o fator que deveria ser considerado de maior peso na avaliação do município para entrar no ranking dos 100 melhores?

Fonte: Diário Catarinense