Criadores de vida

De encantados a encantadores. O truque da mágica de dar vida a objetos, atores ou massinhas na tela será revelado às crianças que participarem das oficinas de animação da 6ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis no próximo final de semana.

As inscrições encerram hoje, mas ainda há vagas dentre as 180 disponíveis. Podem participar crianças entre oito e 12 anos que devem optar entre as duas modalidades oferecidas: stop motion (massinha) e pixilation.

O coordenador de conteúdo das oficinas, Chico Faganello explica que os alunos vão criar inspirados em poesia e meio ambiente usando os quatro elementos da natureza: fogo, terra, ar e água. O resultado da produção será exibido no encerramento da mostra, dia 15 de julho, antes do show de Hélio Ziskind, compositor das canções do programa Cocoricó da TV Cultura.

– As oficinas têm o objetivo de oferecer às crianças um primeiro contato com a animação, passando pelas diversas etapas que vão desde a criação de pequenas histórias, a modelagem dos personagens ou situações até a captação para a simulação dos movimentos – revela a animadora Yannet Briggiler, que vai ministrar as aulas.

A técnica pixilation pode ser considerada uma das mais antigas da animação, usada pela primeira vez em 1911. Atores ou objetos reais são movimentados e fotografados quadro a quadro por uma câmera, que pode ser de cinema, vídeo ou digital. Depois as imagens são postas em seqüência para dar a impressão do movimento. Para se ter idéia de como o processo é trabalhoso, são necessários 24 quadros para cada segundo de filme. Mas vale a pena, pois a técnica permite brincar com personagens que voam, deslizam e dão piruetas.

A diferença da oficina de massinha, ou stop motion, é a utilização de materiais resistentes e maleáveis, como a massa de modelar. É importante que durem meses, pois a produção é demorada. Depois são acrescentados efeitos sonoros como a fala e a música. O Estranho Mundo de Jack, A Fuga das Galinhas e A Noiva Cadáver são alguns dos filmes famosos feitos com essa técnica. No Brasil, um exemplo é o curta-metragem Minhocas, que vai ganhar uma versão longa-metragem produzida em Florianópolis.

As oficinas serão realizadas na Sala Lindolf Bell, do Centro Integrado de Cultura, apelidada de Sala Minhocas pois nela estão exibidos materiais relativos ao projeto do longa de mesmo nome. As inscrições podem ser feitas pelo telefone (48) 3225-2431. Serão 12 turmas de 15 crianças. Interessados podem optar por aulas pela manhã (às 9h) ou à tarde (às 13h30min ou 15h30min), no sábado ou no domingo.

( alicia.alao@diario.com.br )

Programação de hoje:
8h30min, 10h, 14h, 16h – Cinema do CIC
Sessões para escolas públicas
9h, 10h, 15h, 16h – Sala Multimídia do MIS
Mostra Diversidade – 58min – Faixa etária 6 a 10 anos
Fábulas em Delírio 3, de Fabrice Luang-Vija (animação, 10min)
Contos de Fadas Poloneses, Telewizja Polska S.A. (animação, 13min)
Um Mundo Para Tom, de Jean-Luc Slock (animação, 9min)
Seleção Divercine, audiovisuais de diversas nacionalidades exibidos no Festival Divercine, do Uruguai (10min)
Viagem a Marte, de Juan Pablo Zaramella (animação, 16min, leg.)
Quando: até 15 de julho
Onde: Centro Integrado de Cultura (CIC), na Avenida Irineu Bornhausen, 5.600, Bairro Agronômica, Florianópolis
Ingressos: Durante os dias da semana, entrada gratuita (para escolas com agendamento antecipado). Fone de contato (48) 3223-4989 ou 9127-9629. Nos finais de semana, o ingresso custa R$ 2

Fonte: Diário Catarinense