GRANFPOLIS realiza 1ª Conferência Intermunicipal do Meio Ambiente da Grande Florianópolis, define propostas e elege delegados à Conferência Estadual

A Associação dos Municípios da Grande Florianópolis – Granfpolis e municípios da região, representantes da sociedade civil e empresários, realizaram a 1ª Conferência Intermunicipal do Meio Ambiente, na última segunda-feira (9). Após ampla discussão e análises, foram aprovadas as propostas que serão encaminhadas à Conferência Estadual e, posteriormente, à Conferência Nacional.

Os participantes representando foram divididos em grupos para as discussões do tema principal “Emergência Climática: O Desafio da Transformação Ecológica”, divididos em cinco eixos que são: Mitigação – redução da emissão de gases de efeito estufa; Adaptação e preparação para desastres – prevenção de riscos e redução de perdas e danos; Transformação ecológica – descarbonização da economia com maior inclusão social; Justiça climática – superação das desigualdades; Governança e educação ambiental – participação e controle social”. As propostas foram então para considerações e deliberação da Plenária Final.

Na abertura oficial da Conferência, o presidente do Consórcio Multifinalitário da Granfpolis, prefeito de Canelinha, Diogo Alves Maciel, destacou a importância do evento, reunindo tantos municípios da região. “A questão ambiental e as mudanças climáticas afligem a todos nós. Nossos problemas e preocupações são comuns. A região da Grande Florianópolis tem sido afetada pelos efeitos das mudanças climáticas e a Conferência é uma oportunidade de discussão sobre as causas e as formas de mitigarmos as consequências que afetam as populações e geram prejuízos aos municípios”, destacou.

Também participaram da solenidade de abertura, representantes do CREA, e dos municípios: Águas Mornas, Anitápolis, Biguaçu, Canelinha, Garopaba, Governador Celso Ramos, Leoberto Leal, Nova Trento, Palhoça, Paulo Lopes, Rancho Queimado, Santo Amaro da Imperatriz, São João Batista, São José e São Pedro de Alcântara.