Coordenação de Cultura de Canelinha SC e AOVARTI Recebem Peregrinos ao Som do Violino no Caminho Amabilíssimo

No dia 11 de maio de 2023, representantes da Coordenação de Cultura de Canelinha e da AOVARTI (Associação de Orquestras do Vale do Rio Tijucas) se uniram para uma recepção emocionante aos peregrinos que percorriam o Caminho Amabilíssimo, uma rota encantadora que vai de Camboriú SC a Nova Trento SC e passa por Canelinha SC.

A recepção ocorreu na acolhedora Pousada da Neusa Pacheco em Canelinha-SC, onde os peregrinos foram recebidos ao som mágico do violino. A harmonia das notas musicais preencheu o ambiente, trazendo uma sensação de paz e serenidade aos caminhantes cansados, que encontraram ali um refúgio encantador.

O Caminho Amabilíssimo é conhecido por sua beleza cênica deslumbrante. Durante o percurso, os peregrinos caminham entre grandes pastagens e arrozais, enquanto imponentes morros envolvem a paisagem, cobertos pela exuberante vegetação nativa. É uma jornada fresca e agradável, que encanta os olhos e renova o espírito.

A Pousada da Neusa Pacheco, em Canelinha, é um local mágico que não apenas recebeu os peregrinos com hospitalidade, mas também ofereceu hospedagem para aqueles que necessitavam descansar e recarregar as energias. Um verdadeiro refúgio em meio à natureza.

O percurso do Caminho Amabilíssimo abrange os municípios de Tijucas, Canelinha, Nova Trento e Camboriú, e possui aproximadamente 62 quilômetros de trilhas que atravessam a exuberante Mata Atlântica. Inaugurado oficialmente em 5 de maio de 2017, é considerado um dos caminhos mais bonitos do Brasil.

Uma das particularidades especiais dessa rota é a conexão com a história da Santa Paulina, que já percorreu esse caminho em romaria, a caminho de festividades religiosas em Camboriú. Ao concluir a jornada e chegar ao Santuário em Nova Trento, o peregrino é agraciado com a Carta Amabilíssima, um diploma simbólico por ter completado essa jornada espiritual.

Essa recepção calorosa aos peregrinos no Caminho Amabilíssimo, promovida pela Coordenação de Cultura de Canelinha e pela AOVARTI, demonstra o compromisso dessas instituições em valorizar a cultura, a espiritualidade e o turismo da região. A união da música do violino, a hospitalidade da Pousada da Neusa Pacheco e a beleza do percurso proporcionaram momentos inesquecíveis aos peregrinos, reforçando a importância desse caminho como uma experiência enriquecedora para todos que o trilham.

Como disse Santa Paulina: “O Senhor não deixará nunca de nos ajudar.”