Canelinha participa da 1ª Conferência Intermunicipal de Cultura em Florianópolis

O município de Canelinha mostrou sua força e comprometimento com a cultura ao participar ativamente da 1ª Conferência Intermunicipal de Cultura da Região da Grande Florianópolis. O evento, que teve lugar no auditório da Associação dos Municípios da Região da Grande Florianópolis (Granfpolis), reuniu integrantes do cenário cultural de 17 municípios da região, e Canelinha se destacou com uma expressiva representação de 20 pessoas.

O tema central da conferência foi “Democracia e o direito à cultura”, uma pauta crucial para a promoção da diversidade cultural e o acesso a manifestações artísticas em toda a região. A 1ª Conferência Intermunicipal de Cultura teve como objetivo impulsionar propostas que serão encaminhadas posteriormente para a Conferência Estadual de Cultura, prevista para o mês de novembro deste ano. Além disso, as contribuições de Canelinha e de outros municípios da região servirão para a construção da proposta final que será apresentada na Conferência Nacional de Cultura, programada para março de 2024, em Brasília.

A importância da Conferência Intermunicipal reside no seu poder de deliberar ações tanto municipalmente quanto estadual, influenciando diretamente as políticas culturais da região. Durante o evento, os participantes puderam apresentar suas propostas e foram selecionados delegados que representarão Canelinha na conferência estadual. Para facilitar as discussões, foram criados seis grupos de trabalho, cada um focado em um eixo relacionado ao tema central, “Democracia e o Direito à Cultura”, o que permitiu um debate mais aprofundado e específico sobre as questões culturais da região.

A conferência se desenrolou ao longo de um dia inteiro, das 9h às 17h, e proporcionou um espaço de intercâmbio e diálogo entre artistas, produtores culturais, gestores públicos e demais agentes da cultura. Essa troca de ideias e experiências promoveu o fortalecimento da cultura local e a criação de estratégias para promover a democratização do acesso à cultura em toda a região da Grande Florianópolis.

A participação de Canelinha nesse evento demonstra o compromisso do município com a valorização da cultura e o desejo de contribuir ativamente para o desenvolvimento cultural da região. Além disso, essa iniciativa ressalta a importância de eventos como a 1ª Conferência Intermunicipal de Cultura na promoção de políticas culturais inclusivas e democráticas.

A cultura é uma parte essencial do patrimônio de Canelinha, e a participação ativa na conferência é um passo significativo em direção a uma região mais rica e diversificada em termos culturais. A cidade demonstrou sua força na cultura e seu comprometimento com a construção de uma sociedade mais justa e culturalmente vibrante.

A administração municipal se compromete em levar os representantes interessados com o transporte público, assegurando-lhes deste direito.

A 1ª Conferência Intermunicipal de Cultura da Região da Grande Florianópolis foi um marco importante, e Canelinha, juntamente com outros municípios, está fazendo história na promoção de uma cultura acessível a todos. Essa participação ativa na conferência promete

um futuro mais brilhante para a cultura na região e reforça a importância de eventos como esse na construção de uma sociedade mais inclusiva e democrática.

A coordenadora,  Janaira Reis, destaca “o quão se sentiu honrada pela representatividade e pelo “querer” e o comprometimento com políticas públicas culturais.”