Alunos da rede municipal participam do espetáculo “Quedelhe o Boi”.

A prefeitura de Canelinha, através da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte, Turismo e Juventude, apoiou nesta segunda-feira (29) mais um trabalho cultural voltado para crianças. Desta vez, alunos da rede de ensino se reuniram na biblioteca municipal Raul Miguel Vieira para assistir à peça teatral com bonecos.

A peça é encenada pela Companhia Circo-íris e pelo Pequeninus Grupo de Arte. O grupo viaja por todo o estado levando cultura e arte. 

A encenação é marcada por intensa interação entre os atores, o enredo e as crianças. “Quedelhe o boi” conta a história do Mané Mateus, que é o dono do boi que some antes da sua apresentação. “Quedelhe o boi? O Boi sumiu… Como vai acontecer a apresentação sem o boi de mamão?”. A adaptação do folguedo popular do Boi de Mamão se apropria de características de diversos boi brincantes do Brasil, aborda personagens típicos do folclore catarinense: a Maricota, o Vaqueiro Orides, a Bernunça, o Boi de Mamão, o Mané Mateus, a Benzedeira e o Doutor. Em tom cômico, o espetáculo também alerta sobre o maltrato dos animais nos locais onde acontece a farra do boi e os rodeiros. A apresentação de Teatro de Bonecos utiliza a técnica da luva e vara, apresentada em um pequeno palco/empanada.