Secretaria de Saúde realiza esclarecedora palestra em alusão ao Dia Mundial de Luta Contra a Aids
Em alusão ao dia 1º de Dezembro – Dia Mundial de Luta Contra a Aids, a Secretaria de Saúde de Canelinha realizou na noite desta quarta-feira (05), uma importante palestra sobre a doença com o renomado infectologista Dr. Adriano Luiz Vicente, de Biguaçu, que atua em toda a região da Grande Florianópolis.
Na oportunidade, o Dr. Adriano Luiz Vicente esclareceu informações sobre a doença com dados informativos importantes.
O médico também explicou que o HIV, sigla de Human Immunodeficiency Virus, em inglês, é o causador da AIDS, mas isso não significa que todas as pessoas que têm o vírus HIV vão desenvolver a Aids. “Ainda não existe uma cura para a Aids, mas o vírus HIV pode ser controlado com medicamentos. Por isso, é importante fazer o teste e se proteger em todas as situações e usar preservativo em todas as práticas sexuais. Atualmente, com os medicamentos apropriados, além de prolongar a vida do paciente com HIV, o tratamento diminui as chances de transmissão para os outras pessoas porque ter o HIV não é a mesma coisa que ter Aids. O preconceito deve acabar através desta informação”, destacou o infectologista.
“Por isso, precisamos incentivar as pessoas a realizarem o exame, pois diagnosticando precocemente, fazendo uso dos remédios, o HIV não chega a virar AIDS. Dados mostram que as pessoas com HIV não morrem de diabetes, AVC… por isso, a nossa luta é contra a AIDS”, explica.
A palestra foi realizada no Posto de Saúde Dr. José Domingos Dalsasso, no Centro, onde, na oportunidade, os participantes fizeram testes rápidos de HIV, sífilis, hepatites B e C, onde recebera, os resultados ao fim da palestra.
Para as pessoas que não participaram do evento, a secretaria de saúde informa que os testes rápidos estão disponíveis nas sete unidades de saúde do município.