Centro de Educação Infantil Municipal Colibri

Secretaria de Educação de Canelinha propõe medidas para abertura de vagas na educação infantil e atender com qualidade de ensino

Para atender com maior eficiência e qualidade na educação do município em 2019, a Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Juventude apresentou ao Conselho Municipal de Educação algumas medidas para solucionar a demanda de vagas na educação infantil em Canelinha. Segundo a secretária de educação, Rosângela Maria Leal Cordeiro, atualmente não há problemas no município com vagas de ensino fundamental, mas sim, na educação infantil.

Conheça as medidas apresentadas pela Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Juventude para gerar vagas na educação infantil, priorizando a qualidade de ensino.

 

– Bairro Galera:

A Escola de Educação Básica Municipal Fazenda Vitória, na localidade Fazenda Vitória, atende atualmente alunos da educação infantil e do ensino fundamental. A partir de 2019, a escola passaria a funcionar como Centro de Educação Infantil, atendendo apenas creche (maternal) e pré-escolar (crianças de 4 a 5 anos). Os alunos do ensino fundamental (1º, 2º, 3º anos) seriam atendidos em outras localidades – Galera, Centro, Areão ou Índia, conforme opção dos pais – onde já é fornecido o transporte escolar. “Atuando apenas como Centro de Educação Infantil Fazenda Vitória o espaço seria otimizado, onde a Secretaria de Educação atenderia 70 crianças que hoje estão na fila de espera da creche”, esclarece a secretária Rosângela Maria Leal Cordeiro.

Já a Creche Maria Carlota Cardoso, na localidade Cardoso, atende atualmente apenas as crianças da creche. Para ampliar o atendimento em 2019, a proposta é ofertar também as vagas para o pré-escolar (de 4 a 5 anos), pois as crianças desta faixa-etária são atendidas em outras localidades, assim, elas seriam atendidas na sua comunidade.

 

– Bairro Centro:

O Centro de Educação Infantil Municipal Colibri atende atualmente apenas no período vespertino. Em 2019, ele passaria a atender nos dois períodos: no matutino, as crianças do pré-escolar (de 4 a 5 anos) e no vespertino, atenderia uma turma de crianças de 3 anos, com o objetivo de “desafogar” a escola do Centro. “O objetivo é atender um número maior de crianças em duas instituições de ensino, assim, com uma sala ociosa, a Escola de Educação Básica Municipal Maria de Lourdes Nicolau Zimermann abriria mais uma turma de alfabetização, onde atenderíamos três salas de 1º ano. Com os alunos distribuídos em três salas, vamos oferecer mais qualidade de ensino para essas crianças”, defende a secretária de educação.

 

– Bairro Moura:

A proposta para o bairro Moura seria a realocação das crianças atendidas no Centro de Educação Infantil Municipal Infância Colorida (próximo a Madeireira Mademelo), para o Centro de Educação Infantil Municipal Florzinha, na localidade de Cuba, que seria reativado. “Segundo o levantamento da Secretaria de Educação, na localidade de Cuba há cerca de 30 crianças a serem atendidas. Não se trata de fechamento de escola, mas sim, de realocação de alunos para atender o maior número possível de crianças, um pedido da comunidade da Cuba”, informa Rosângela.

Já a Escola de Educação Básica Municipal Realina Feller Ruberti atende atualmente o 3º e 4º ano, turmas com poucas crianças, e ao seu lado há a Creche Municipal Tereza Del´lagnolo Anzini. A medida proposta seria que os alunos do ensino fundamental passem a ser atendidos todos na Escola de Educação Básica Bartolomeu da Silva, escola de excelente qualidade de ensino, onde há vagas ociosas, e todos os alunos de creche e pré-escolar ficariam na Escola de Educação Básica Municipal Realina Feller Ruberti, desativando a Creche Municipal Tereza Del´lagnolo Anzini. “Vale lembrar que os alunos da Escola de Educação Básica Municipal Realina Feller Ruberti, desde 2016 já estão sendo direcionados para a Escola de Educação Básica Estadual Bartolomeu da Silva, tendo em vista a necessidade de fortalecer a escola estadual. Enfim, a proposta seria priorizar a educação infantil e pré-escola na Escola de Educação Básica Municipal Realina Feller Ruberti, ressaltando que o transporte escolar já é fornecido pela secretaria”, diz a secretária de educação.

 

Para finalizar, ressaltamos que as propostas de mudanças apresentadas ao conselho não vão gerar economia para o município, mas serão medidas que atenderão um maior número de famílias e suas crianças, adequando situações que serão otimizadas, de modo que comunidades sejam melhores servidas. “As propostas são uma readequação da estrutura; temos espaços que podem ser melhor aproveitados para atender as crianças da educação infantil que estão na lista de espera. As modificações têm como objetivo gerar eficiência e qualidade na educação”, finaliza a secretária Rosângela Maria Leal Cordeiro.