Pacto pela Mata Ciliar promove recuperação de áreas degradadas em Canelinha
O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Tijucas (CBHRT), através do “Pacto pela Restauração da Mata Ciliar”, vem promovendo a recuperação de diversas áreas de mata ciliar na região. Com a iniciativa, o CBHRT tem realizado com os proprietários interessados a escrita de projetos de recuperação de mata ciliar, doação de mudas nativas, mutirões de plantio e acompanhamento do processo de recuperação.
Nesta quarta feira (22/07), no município de Canelinha, mais uma etapa de recuperação da mata ciliar no bairro Moura foi concluída. Foram entregues 385 mudas nativas que serão utilizadas na propriedade do senhor Valmor Freitas, que irá recuperar uma área de mata ciliar aproximada de 2.900 m² num afluente do Rio Moura. Gabiroba, pitanga, jerivá, pata de vaca, nona, paineira, aroeira, bacupari, palmito e cedro são algumas das 19 espécies de mudas nativas doadas pelo CBHRT.
Canelinha, por sua vez, é o município com o maior número de propriedades cadastradas para a recuperação da mata ciliar na Bacia. Até o momento, são nove (9) proprietários que procuraram o CBHRT para recomporem a vegetação às margens dos cursos d´água e nascentes de suas propriedades. “À medida que as iniciativas de recuperação são colocadas em prática, novos adeptos à iniciativa do Pacto da Mata Ciliar aparecem”, afirmou Adalto Gomes, presidente do CBHRT. “Queremos cada vez mais espalhar essa ideia pela Bacia, já que a mata ciliar é fundamental para garantia da qualidade de nossas águas”, lembrou ainda José Leal da Silva Junior, Secretário Executivo do CBHRT.
Saiba mais:
A mata ciliar é a vegetação que ocorre ao longo de rios, cursos d´água, córregos, cachoeiras e nascentes e tem por função proteger a água. Por lei (Lei Nº 12.651/2012), a mata ciliar é uma Área de Preservação Permanente – APP e por isso deve ser preservada ou recuperada nos casos em que ela foi desmatada. O Pacto pela Restauração da Mata Ciliar da Bacia Hidrográfica do Rio Tijucas e Bacias Contíguas busca incentivar a criação e articular projetos de restauração da mata ciliar promovidos por instituições públicas e privadas, governos, empresas e proprietários com o objetivo de integrar seus esforços e recursos para a geração de resultados em governança da água, conservação da biodiversidade, melhoria na qualidade da água, desenvolvimento sustentável, manutenção, valoração e pagamento por serviços ambientais e adequação legal das atividades agropecuárias nos 13 municípios que constituem a Bacia Hidrográfica do Rio Tijucas e Bacias Contíguas.
Os interessados em recuperar a mata ciliar de sua propriedade podem obter maiores informações pelo telefone (48) 32636563 ou e-mail comitetijucas@gmail.com.