Santa Catarina tem 15 municípios atingidos por granizo e vendaval

Pelo menos 15 municípios registraram prejuízos por conta de granizo e vendaval entre a noite de sábado e a madrugada deste domingo nas regiões Oeste, Grande Florianópolis e Sul de Santa Catarina. De acordo com a Defesa Civil do Estado, o número de casas danificadas deve ultrapassar 1,5 mil e o número de pessoas diretamente atingidas chega a 6 mil.

Conforme o relatório da Defesa Civil divulgado às 18h38min, os municípios afetados pelos temporais neste fim de semana são: Angelina, Antônio Carlos, Biguaçu e Governador Celso Ramos, na Grande Florianópolis; Araranguá, Arroio do Silva, Balneário Gaivota, Içara, Imbituba, Santa Rosa do Sul, São João do Sul, Sombrio e Passo de Torres, no Sul, Chapecó, no Oeste; e Ilhota, no Vale do Itajaí.

Situação de emergência

Até as 18h38min, Antônio Carlos e Chapecó encaminharam decreto de situação de emergência à Defesa Civil.

De acordo com o prefeito de Antônio Carlos, Geraldo Pauli, cerca de 3 mil pessoas estão desalojadas na área rural, que teve 650 casas atingidas no temporal.

Prejuízos

Em Araranguá, pelo menos 40 casas foram destelhadas pelo vendaval, segundo o coordenador regional de Defesa Civil, Djalma Niles. Em Içara, 40% das casas foram destelhadas nos distritos do Rincão e Barra Velha.

Em Chapecó, os bombeiros militares atenderam 80 casas que foram afetadas com o granizo e vendaval. Segundo a Defesa Civil, algumas ruas chegaram a ficar bloqueadas pela queda de árvores.

Em todo Estado, os dados oficiais, conforme relatórios das prefeituras, são de 1.121 edificações danificadas. No Sul, em Arroio do Silva, 253 casas foram destelhadas e, em Balneário Gaivota, 301 foram danificadas e há 50 pessoas desalojadas. Araranguá possui um pessoa desalojada e 562 residências atingidas. Em Içara, há 35 pessoas desalojadas e 10 desabrigadas.

Alerta

A Defesa Civil reforça o alerta de chuva forte, temporais e rajadas de vento, que devem se estender até segunda-feira. O risco de alagamentos e deslizamentos de terra permanece por causa da frente fria.

DIARIO.COM.BR