Chove em Santa Catarina nesta sexta-feira

A semana termina com tempo instável em Santa Catarina. A chegada de uma frente fria deixa o céu encoberto e pode chover a qualquer hora do dia nesta sexta-feira.

A formação de um ciclone extratropical entre o Uruguai e o Sul do Rio Grande do Sul intensifica as áreas de instabilidade. Há risco de chuva forte e temporais nas cidades catarinenses mais próximas à divisa com o Rio Grande do Sul.

Desde o final da madrugada, foram registradas pancadas de chuva em cidades do Sul, Serra e Meio-Oeste. Ao longo do dia, as nuvens carregadas se deslocam para as outras regiões, onde também chove.

A ocorrência de chuva para esta área é mais intensa entre a tarde de sexta e a madrugada de sábado. As temperaturas ficam agradáveis à tarde, com máximas próximas de 25 graus Celsius em Joinville e Blumenau, 23ºC em Florianópolis e Criciúma, 22ºC em Chapecó e Joaçaba e 17ºC em Lages.

Fim de semana

O sistema que chega ao Estado nesta sexta terá passagem rápida. O tempo muda gradualmente ao longo do fim de semana e volta a ficar seco.

O sábado ainda amanhece com céu encoberto e posssibilidade de chuva fraca, mas no decorrer do período o tempo volta a ficar seco e firme. As nuvens se dissipam e o sol volta a aparecer a partir da tarde em todas as regiões.

A ação do ciclone sobre o Rio Grande do Sul deixa o mar revolto, principalmente no Litoral Sul catarinense, e pode provocar vento com intensidade moderada. O domingo tem sol em todas as regiões e não chove.

Em ambos os dias, uma massa de ar mais frio deixa as temperaturas baixas durante a madrugada e o amanhecer. As mínimas podem variar entre 3ºC e 5ºC nas cidades da Serra, e pode gear. No Litoral, os termômetros atingem os 10ºC.

À tarde, as máximas chegam aos 22ºC na maioria das regiões.

Diário Catarinense