Presidente Lula desembarca em Florianópolis

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e sua comitiva desembarcaram no Aeroporto Internacional Hercílio Luz, em Florianópolis, por volta das 10h desta sexta-feira. A previsão inicial era que o presidente chegasse em Santa Catarina às 9h45min.

Lula está no Estado para inaugurar a linha submarina de transmissão de energia elétrica que integra a Capital catarinense ao Sistema Interligado Nacional. A obra faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal.

Conforme a agenda divulgada pela Presidência da República, Lula seguiu do aeroporto para a subestação Desterro na Praia do Campeche. Lá, ele descerrará uma placa que marca a implantação da nova linha de transmissão entre duas subestações de energia elétrica.

Às 11h, está programado um sobrevoo do presidente na Baía Sul, no ponto onde foram instalados os cabos de transmissão de energia elétrica sob a água. Depois da solenidade, por volta do meio-dia, o presidente segue para a sede da Eletrosul, no bairro Pantanal, onde participa da cerimônia oficial de inauguração do cabo submarino.

A previsão é que Lula e sua comitiva retornem para Brasília às 13h45min.

Investimentos de R$ 172 milhões

O empreendimento, que recebeu investimentos de R$ 172 milhões, garante um aumento de 150% na capacidade de recebimento de energia na Ilha. A interligação opera desde 29 de dezembro.

Conforme o diretor operacional da Eletrosul, Antônio Vituri, o empreendimento é o único na América Latina com cabos submarinos. Além dos equipamentos sob a água, houve ampliação da subestação de Palhoça, construção das subestações de Biguaçu e de Desterro, e a construção e ampliação de linhas de transmissão.

A inauguração do novo empreendimento deve pôr fim às sobrecargas no sistema de energia elétrica na cidade e impedir a repetição de episódios como o apagão de 2003, quando a única ligação entre subestações no Continente e na Ilha foi danificada e a Capital catarinense ficou sem o abastecimento de energia elétrica por aproximadamente 55 horas.

DIARIO.COM.BR