Desfile Cívico é realizado em Canelinha

O sol de brigadeiro – como dizem os militares – foi à marca registrada do desfile cívico do dia 07 de setembro, em Canelinha, alusivo a Semana da Pátria. As escolas da rede pública municipal e estadual de ensino, escola especial Santana, creches e escola particular marcaram presença no evento com muita alegria, cor e patriotismo.

Na Avenida Cantório Florentino da Silva desfilaram os principais fatos históricos, políticos, esportivos e científicos desde a década de 1950 até os dias atuais. A E.E.B.M Cantório Florentino da Silva (Índia) foi a primeira escola a desfilar, junto com C.E.I. Viva Criança (Centro), C.E.I. Colibri (Centro), C.E.I.  Gatinho Manhoso (Moura), C.E.I.  Infância Colorida e C.E.I.  Florzinha . Todas essas instituições de ensino falaram sobre a década de 50, o chamado anos dourados. Elas destacaram o surgimento da TV no Brasil com a inauguração da TV Tupi, a eleição presidencial de Jucelino Kubitschek, o surgimento do movimento musical Bossa Nova e a conquista da primeira copa do mundo do Brasil, na Suécia, em 1958.

A década de 60 foi tema para as Escolas Hermínia Alves Reis (Areão), E.E.B.M. Cobre, Creche Dona Zita (Cobre) e Escola Especial Santana (Apae).  Entre os destaques, a inauguração de Brasília, a nova capital federal, a emancipação de Canelinha (23/12/1962), as transmissões a cores da TV brasileira, os programas televisivos e o Golpe Militar, em 1964. Também não foi esquecido a conquista do bi-mundial pelo Brasil, em 1962, no Chile.

Os anos 70 foram marcados como os anos de chumbo, devido ao endurecimento do regime ditatorial dos militares. Esse tema e outros tantos foram abordados pelas Escolas Francisco Benjamim Gallotti (Galera) e Fazenda Vitória (Porto da Galera). A difusão do rock também fez parte do desfile, bem como o tri-campeonato Mundial de Futebol do Brasil, no México, em 1970. A então miss Blumenau Vera Fischer conquista o título mundial, ao qual foi lembrada pelas instituições de ensino. As escolas também fizeram uma homenagem às famílias que ajudaram a construir a história do município de Canelinha.

Parece que foi ontem que vivíamos os anos 80. Esta década tão especial foi lembrada no desfile pelo Centro Educacional Novo Ideal.  Entre os destaques, a evolução da energia elétrica brasileira com a construção da Hidrelétrica de Itaipu. A política nacional do Meio Ambiente também foi lembrado pelos estudantes, bem como a conquista do tricampeonato de Fórmula 1 pelo piloto Nelson Piquet. O movimento das Diretas Já, que proporcionou a volta da democracia no Brasil foi destacado pelo Viva Criança.

A maior escola de Canelinha, a E.E.B. Professora Minervina Laus (Centro), trouxe para o desfile, os anos 90 até os dias atuais. O impeachment do ex-presidente Fernando Collor de Mello não foi esquecido. Ayrton Senna, Gustavo Kuerten e as conquistas do tetra e penta mundial pelo Brasil foram os destaques esportivos. A educação inclusiva e o método Paulo Freire de educar foram temas abordados pela Minervina Laus, que falou também sobre aquecimento global, o milênio da Esperança e da Paz e encerrou o desfile falando sobre a nova Lei Seca.  "Todas as escolas foram brilhantes e quero agradecer a cada aluno, professor e as diretoras das escolas por esse belo desfile", destacou a secretária de Educação, Cultura, Esporte e Turismo, professora Maria Salete Montibeller.