Lula admite disputar um 3º mandato
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) admitiu, em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo, publicada ontem, a possibilidade de disputar um terceiro mandato em 2014 .
Sobre a possibilidade, Lula disse que tudo dependerá da conjuntura do momento.
– Essa coisa (disputar eleição), se tiver de acontecer, a conjuntura do momento vai indicar. Até porque quero dar um exemplo de ex-presidente: quero deixar a Presidência e não vou virar palpiteiro.
Ele descartou tentar a reeleição já em 2010.
– Não existe hipótese para o bem do Brasil, para o bem da democracia e para o meu bem – afirmou o presidente.
Na entrevista, Lula afirmou apoiar a emenda que acaba com a reeleição, desde que o mandato seja estendido para cinco ou seis anos.
– Um mandato de quatro anos no Brasil é quase inadministrável. Vamos acabar com a reeleição e aumentar o mandato.
Além de afirmar que "governar não é fácil", o presidente voltou afirmar que fará todo o "esforço" para que os partidos da base aliada viabilizem uma candidatura única para a sua sucesão.
– Se tiver quatro candidatos no campo do governo, o governo vai ficar imobilizado. Daqui a pouco vai estar o PT brigando com o PMDB, que briga com o PSB, que briga com o PC do B, que briga com o PR, que briga com o PDT. Ficamos brigando entre nós e deixamos nossos adversários tranqüilos. Precisamos fazer a briga interna e construir a possibilidade de candidatura única – disse.
O petista também não descartou tirar licença para fazer campanha se tiver um nome de consenso. Só que condicionou a decisão à situação do governo durante o período eleitoral.
– Se estiver ótimo, vou ajudar os candidatos exercendo o mandato de presidente. Não tem nada melhor para ajudar os meus aliados de que o governo estar bem. Se o governo estiver bem, posso continuar fazendo as viagens internacionais e deixando a eleição correr – afirmou Lula.
Fonte: Diário Catarinense