Scolari reforça SC na campanha pelo mundial

O técnico da seleção de Portugal, Luiz Felipe Scolari, virou o maior reforço de Santa Catarina na campanha para trazer jogos da Copa do Mundo de 2014 para Florianópolis. O depoimento de Felipão encerrou o video de apresentação da candidatura catarinense à comitiva da Fifa, que analisa o projeto brasileiro, no último sábado, em um hotel no Rio de Janeiro.

Além de Florianópolis, Curitiba, Cuiabá, Campo Grande e Goiânia também apresentaram suas propostas. Ontem foi a vez de Manaus, Rio Branco e Belém. A decisão final da Fifa sobre as pretensões do Brasil em sediar o Mundial sairá no dia 30 de outubro.

Primeira a apresentar-se, Florianópolis usou o depoimento de Scolari para sensibilizar o comitê. O treinador rasgou elogios para a cidade que, segundo ele, tem ótima qualidade de vida. A apresentação catarinense recebeu elogios dos cinco membros da Fifa – Jorge Batista, Jaime Byron, Hugo Salcedo, Walter Gragg e Jaime Yarza – que definiram como "muito profissional" a explanação.

– A ausência de perguntas de nossa parte demonstra a eficiência desta apresentação – disse Jayme Byron.

No encerramento da apresentação, o testemunhal do técnico Luis Felipe Scolari tocou o português Jorge Batista, integrante da Fifa.

– Parabéns pela apresentação e obrigado pelo Felipão", disse.

A defesa foi conduzida pelo secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Gilmar Knaesel. Na primeira parte da apresentação, o secretário fez uma breve introdução sobre o estado e a Capital, com dados sobre a localização geográfica, população, passando pelas etnias que compõem o perfil do catarinense. Para cada tópico das exigências que exigia informações técnicas, foram acionados os representantes das áreas afins, principalmente os de infra-estrutura.

O projeto do novo estádio do Figueirense interessou aos integrantes da inspeção da Fifa. O vice-presidente do clube, Carlos Aragão, respondeu sobre os detalhes do projeto que receberá R$ 150 milhões de investimentos privados.

– Gostamos muito deste modelo de estádio que vocês projetaram, voltado exclusivamente para o futebol – empolgou-se Walter Gagg.

O último a falar pela entidade foi Jayme Yarza, perguntando sobre as obras de acesso do metrô superficial, previsto no projeto para 2014. O presidente do Deinfra (Departamento de Infra-estrutura de Santa Catarina), Romualdo França, confirmou o acesso pelo novo transporte até o Estádio Orlando Scarpelli. A previsão de investimentos em infra-estrutura para Florianópolis receber a Copa do Mundo da Fifa em 2014 é de quase R$ 1 bilhão.

Hoje os inspetores visitarão Brasília, Belo Horizonte, São Paulo, Porto Alegre e Rio de Janeiro.

clicRBS
Você acha que a participação de Felipão ajuda SC como sede de jogos na Copa de 2014?

Fonte: Diário Catarinense