Iniciativa da Prefeitura de Canelinha faz parte do Programa de Combate ao Tabagismo __

Parar de fumar pode ser uma tarefa difícil, mas para quem deseja abandonar o vício a Prefeitura de Canelinha, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, oferece o Programa de Combate ao Tabagismo. O Programa tem como objetivo reduzir a prevalência de fumantes e a consequente morbimortalidade ligada ao consumo de derivados do tabaco.
O grupo de apoio faz parte do projeto e funciona ao longo de todo ano na rede municipal, no posto central. Na unidade, os usuários que desejam parar de fumar participam do grupo e através dele recebem acompanhamento semanal com profissionais da saúde.
De acordo com a secretária de saúde, Vanilda Rebelo, a ação engloba uma equipe multiprofissional e oferece diversas atividades para os integrantes. ” Nos primeiros encontros trabalhamos com os manuais de orientação do Ministério da Saúde. Posteriormente, contamos com a ajuda de vários profissionais sendo enfermeiros, nutricionistas e psicólogos. A partir daí desenvolvemos palestras sobre prevenção do câncer de boca e efeitos colaterais do uso do tabagismo, orientação sobre o uso de medicamentos e todos os outros malefícios provocados pelo consumo do tabaco”, explica.
Dados do Ministério da Saúde apontam que no Brasil o percentual de fumantes acima de 18 anos na população brasileira era de 15,6% em 2006 e diminuiu para 9,5% em 2020. A redução do consumo do tabaco no Brasil é resultado de uma série de medidas da Saúde por todo o país, como o grupo de combate ao tabagismo de Canelinha.