PROJETO QUALIFICA CANELINHA CERTIFICOU MORADORES DA CIDADE NA NOITE DESTA QUINTA-FEIRA
anelinha, 30.07.2021 – Aos 46 anos de idade, a Rosilda de Matos de Grosse, faz bolos e salgados para vender e assim, ajudar na renda de casa, mas ela sempre teve um sonho: aprender a costurar. Como não tinha condições financeiras para pagar, depositou os sonhos nas filhas, que estudaram no SENAI e foram trabalhar em Brusque. Porém, em março, ela começou a realizar seus sonhos, quando iniciou o curso de costura, e também outro de panificação, desenvolvido pela Prefeitura de Canelinha em parceria com o SENAI, o Qualifica Canelinha.
“Foi um sonho muito aproveitável. Se tivesse que tirar do bolso, eu não teria condições. Faz anos que eu queria costurar e agora tive a oportunidade de aprender. Quero poder trabalhar de carteira assinada e espero que nos ajudem. Vou continuar ajudando meu marido com os bolos e salgados pra ajudar na renda, mas aproveitar essa oportunidade que passou na minha vida. Tudo o que você aprende hoje é gratificante, pois usa lá na frente”, declarou .
Rosilda foi uma dos 150 estudantes inscritos nos cursos de costura em tecido e costura em calçado e das oficinas de panificação. Nesta quinta-feira, 29, aconteceu a formatura daqueles que completaram as oficinas no Qualifica Canelinha, que teve como objetivo qualificar a mão de obra, inicialmente, de pessoas atendidas pelo Centro de Referência de Assistência Social, ligado a Secretaria de Assistência Social do município. A cerimônia, que seguiu todos os protocolos de segurança contra a COVID 19, contou com a presença de representantes do SENAI e autoridades estaduais e municipais.
“Sentimos a necessidade de qualificar as pessoas e encontramos no SENAI um grande parceiro que vinha ao encontro do que buscávamos, pelos cursos desenvolvidos e forma de trabalho. Criamos o Qualifica Canelinha e só temos a agradecer a comunidade, que abraçou a ideia. Hoje já temos pessoas trabalhando com o que aprenderam e gerando renda para suas famílias, como é o caso dos alunos da oficina de panificação”, agradeceu o vice-Prefeito de Canelinha, Antônio Carlos Machado Junior, idealizador do projeto.
O SENAI foi parceiro do projeto disponibilizando sua equipe técnica e professores para a realização de oficinas de panificação, com aulas na Unidade Móvel, que é uma carreta equipada para a realização de cursos. Além destes cursos, também foram ofertadas as oficinas de costura têxtil e costura de calçados em parceria com indústrias da região.
“Faz parte da Federação das Indústrias do estado de Santa Catarina, por meio de suas casas, como o SENAI, ser responsável socialmente, através de nossas equipes com suas competências, ajudar as pessoas da cidade, representadas hoje por estes formandos. Agradecemos muito a prefeitura de Canelinha, por acreditar em nosso trabalho e por incentivar a qualificação profissional, trazendo engajamento e mostrando o quanto é importante a educação das várias formas”, destacou o gerente executivo do SESI SENAI e IEL no Vale do Itajaí Mirim e Vale do Rio Tijucas, Roberto Zen.
Com alegria o prefeito Diogo Maciel parabenizou os alunos. “Vocês são merecedores desta conquista. O que estão alcançando é uma pequena parte do que ainda podem conquistar. Sabemos das dificuldades de cada um. Mas durante o curso eu vi esforço e a boa vontade em aprender. Quero agradecer, toda a equipe do SENAI, que não mediu esforços para firmar esta parceria, e informar que este será o primeiro de muitos cursos de qualificação, que a nossa administração realizara, para todos os Canelinhense”.