BOLETIM CULTURAL – COORDENAÇÃO DE CULTURA PRESTIGIA COMEMORAÇÃO DE 10 ANOS DE ACADEMIA DE LETRAS E RECEBE VISITA DA ASSESSORA DE PROJETOS ESPECIAIS DA GRANFPOLIS

Na terça – feira (13), a coordenação de Cultura prestigia a comemoração de 10 anos da Academia de Letras da cidade de Nova Trento um convite realizado pelo presidente senhor Moacir Facchini e vice – presidente Maria do Carmo Tridapalli Facchini.

Canelinha celebrou com muita satisfação pois a academia é composta por três Canelinhenses, Ilse Maria Paulino Gomes, Valdirene Jandrey e Luiz Bastiani.
Estiveram presentes escritores de renome nacional, regional e local, Secretário Municipal de Cultura e Turismo de Nova Trento, Rodrigo Bonecher, Coordenadora Municipal de Cultura de Canelinha, Janaira Reis, Maestro da Orquestra Sinfônica de Santa Catarina, José Nilo Valle e ex-deputado estadual William Duarte, além de acadêmicos adultos e mirins da Academia de Letras.
A solenidade repleta de alegria pelo reencontro presencial, respeitando os protocolos de segurança contra a Covid-19, serviu de oportunidade para prestação de contas, anúncio das próximas atividades, posse de novas acadêmicos, atrações artísticas culturais, recepção dos convidados pelo presidente Moacir Facchini e corte do bolo de aniversário da entidade e vice-presidente Maria Carmo Facchini.
A coordenadora Janaira Reis ressalta: “É muito gratificante para Canelinha compartilhar deste evento, uma década de dedicação a arte da literatura, na oportunidade do uso da fala, colocou que, é de tamanha responsabilidade dos gestores atuais, para a valorização para com os escritores, os responsáveis pelos registros e histórias que eternizam a cultura local. Na maioria destas obras, são a base propulsora de futuros sonhos de uma cidade desenvolvida.
Isso só ocorre, quando a identidade cultural é definida. A coordenadora agradeceu o convite e declarou a felicidade de Canelinha fazer parte desta história.”

Na quarta – feira (14), a coordenação de Cultura, recebe a visita da assessora de Projetos Especiais da GRANFPOLIS, Adriana Nascimento, atendeu a solicitação da coordenadora Janaira, prestando atendimento nos processos de Prestação de Contas dos Recursos da Lei Aldir Blanc de emergência Cultural e também sobre a instituição do Sistema Municipal de Cultura, especialmente dos elementos: Conselho de Política Cultural e Plano Municipal de Cultura.
Na oportunidade Janaira Reis, fez o convite Rodrigo Bonecher, Secretário de Cultura e Turismo de Nova Trento, para juntos estudarem e discutirem planejamentos e ações culturais.
O desenrolar da visita, se fez com muito aprendizado técnico, discussões, reflexões atuais na área da cultura e principalmente muito amor pela causa.
A assessora Adriana além de transmitir muito conhecimento técnico, se envolveu e inteirou-se da história da nossa cidade, culminando das histórias com um café cultural.
A coordenadora Janaira Reis destaca: “A vinda da Adriana é de uma alegria contagiosa, esse contato presencial é de suma importância.
Tratar de políticas públicas é algo muito sério que exige muito comprometimento e seriedade. Diante de muitas ações práticas, metas que já foram estabelecidas para acontecer na gestão 2021 – 2024 é preciso deixar a casa estruturada, regulamentada e projetada de forma legal para as futuras gerações e próximos gestores a frente da cultura. Vivemos um momento que foi provado, mais do que nunca, precisamos da cultura, do lazer e do turismo. A vida fica “vazia” sem a arte, sem os agentes culturais. Cultura também é remédio, um preventivo de várias doenças.”
A coordenação de cultura agradece a presença da senhora Adriana e o amigo Rodrigo da cidade vizinha. Canelinha buscando, Canelinha sendo inserida nas instâncias, Canelinha ativa na Granfpolis, Canelinha mostrando o que tem de melhor.

#culturaemvocê
#literaturacura