Na semana de mobilização contra o Aedes Aegypti, Vigilância Epidemiológica de Canelinha realiza ações em vários pontos do município

O ano de 2020 foi marcado pelo registro do maior número de casos já confirmados de dengue em Santa Catarina. Por isso, para alertar a população e para incentivar a eliminação dos criadouros do Aedes Aegypti, o Estado se preparou para uma semana de mobilização contra o mosquito, entre os dias 30 de novembro e 05 de dezembro. Em Canelinha, a equipe da Vigilância Epidemiológica realizou ações em vários pontos do município.

Assim, também a Secretaria de Saúde de Canelinha alerta a população sobre a prevenção da dengue, doença transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti, pois tivemos dois casos da doença e um foco do mosquito em 2020. 

Atualmente Santa Catarina possui onze municípios considerados em situação de epidemia, entre eles o município vizinho de Tijucas. Pedimos a contribuição da população para que essa doença e vetor não se infeste em nosso município realizando ações simples, mas muito importantes para prevenção: 

– Não deixar água parada; 

– Colocar areia nos pratinhos de plantas; 

– Manter as lixeiras tampadas; 

– Guardar garrafas com o gargalo para baixo; 

– Tampar as caixas d’água; 

– Lave com escova os potes de comida e de água dos animais, no mínimo uma vez por semana; 

– Trate a água da piscina com cloro e limpe-a uma vez por semana; 

– Deixar os depósitos para guardar água sempre tampados; 

– Evitar acumular entulhos, principalmente pneus em áreas descobertas. 

 

Sintomas da Dengue: 

– Febre; 

– Dor de cabeça, principalmente atrás dos olhos; 

– Dor no corpo; 

– Também pode apresentar dor nas juntas e manchas vermelhas na pele. 

Em caso de sintomas, denúncias ou dúvidas, procure a Unidade Básica de Saúde mais próxima da sua casa ou a Vigilância Epidemiológica, na Unidade de Saúde Dr. José Domingos Dalsasso, no Centro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e 13h às 17h.