COVID-19: Secretaria de Educação de Canelinha entrega kits emergenciais de alimentação escolar aos alunos em vulnerabilidade social

A partir do dia 07 de abril, através da Lei Federal nº 13.987/2020, estados e municípios foram autorizados a repassar aos alunos das redes públicas de ensino os alimentos adquiridos com os recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), neste período de suspensão de aulas devido à pandemia do novo coronavírus. Em Canelinha, neste mesmo dia, foi criada a Comissão Intersetorial de Alimentação Escolar (CIAE), para que, em conjunto com a Comissão de Gerenciamento de Crise para enfrentamento do Covid-19, efetuassem o levantamento dos alimentos disponíveis nas escolas, definissem critérios de distribuição, além de montar os kits emergenciais de alimentação escolar.

Nesta quarta-feira (15), a Secretaria de Educação de Canelinha distribuiu então os 42 kits emergenciais de alimentação escolar para os alunos de famílias em vulnerabilidade social, entregando-os nas residências, mediante preenchimento de formulário e assinatura de recebimentos dos pais.

Os kits foram entregues pelos membros do Conselho da Alimentação Escolar (CAE), secretaria executiva dos conselhos municipais da educação, Tania Regina Soares Silva, diretor da juventude, Wiliam Cardoso, e pelas coordenadoras e diretoras de escolas, Juliana Andrade de Araújo Orlandi, Michele Bertoldi Albino, Priscila Darosci Goulart, Rosimar Trindade Santana e Valdirene Lourenci de Jesus.

A secretária municipal de educação, Rosângela Maria Leal Cordeiro, deixou bem claro que, quem tem direito ao kit é o aluno, já que a merenda é um direito de todo estudante. “Muito se foi debatido pelos órgãos estaduais sobre a distribuição das merendas. A preocupação era com o retorno das aulas, mas neste momento, é preciso um olhar especial para com as nossas crianças mais carentes, onde a merenda escolar era sua refeição principal do dia”, ressaltou a secretária.