Faça já sua Carteira de Trabalho Digital: é fácil, rápido e com muitas vantagens

Visando modernizar o acesso às informações e facilitar a vida do trabalhador, o Ministério do Trabalho criou a Carteira de Trabalho Digital. Essa nova ferramenta é uma extensão da carteira de trabalho impressa, e está disponível através de um aplicativo para celular nas versões iOS e Android.

O trabalhador deve criar uma conta no endereço www.gov.br/trabalho. No ícone “carteira de trabalho digital”, basta clicar em “obter” e na página seguinte em “solicitar”. Depois, selecionar uma das opções: “quero me cadastrar” ou “já sou cadastrado”. Após, é só seguir os passos na criação do cadastro, informando seus dados pessoais: CPF, Nome, Data de Nascimento, Nome da Mãe, Estado de Nascimento; se for nascido no exterior, selecione “Não sou brasileiro”. Essas informações serão validadas nas bases de dados do governo federal.

Em seguida você será direcionado para um questionário com cinco perguntas. Após responder o questionário, você receberá uma senha temporária, que precisará ser trocada no primeiro acesso ao Portal Emprega Brasil.

Caso ocorra algum problema durante o cadastro ou você precise de ajuda, pode solicitar a Carteira de Trabalho Digital no Setor de Documentos, com o chefe do setor, Domingos Armando Cassaniga, na prefeitura.

Para acessar o documento, basta baixar gratuitamente o aplicativo “Carteira de Trabalho Digital” na loja virtual (Apple Store e no Play Store do Android) ou acessar via web através do link https://servicos.mte.gov.br/. Quem já tem cadastro no sistema gov.br, basta usar seu login e senha de acesso no App Carteira de Trabalho Digital.

A novidade traz agilidade na solicitação do documento, acesso às informações e contratos de trabalho através dos bancos de dados do governo federal.

A Carteira de Trabalho Digital facilitará a vida dos trabalhadores que terão o documento à mão sempre que precisarem fazer uma consulta ou até mesmo para agilizar as contratações.