Canelinha participa de Seminário sobre o Sistema de Produção da Pupunheira e da Palmeira Real Australiana no Sul do Brasil

O secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Canelinha, Thiago Vinicíus Leal, participou nos dias 21 e 22 de julho do Seminário sobre o Sistema de Produção da Pupunheira e da Palmeira Real Australiana no Sul do Brasil em Joinville.

O evento, promovido pela Epagri, Embrapa Florestas e Instituto Emater, procurou atualizar os participantes quanto a possibilidades de novos mercados, agregação de valor no produto e melhoria das condições da produção.

O secretário municipal acredita que a participação de produtores de Canelinha em eventos dessa importância, eleva a qualidade e disponibilidade de produto. “Acredito que nossos produtores já dominam a técnica de produção mas, o mais importante é sempre estar atualizado das novas tecnologias e apresentações do produto para novos mercados”.

O evento contou com diversas autoridades nacionais na produção de palmito de palmeira real e pupunha.

O secretário, juntamente com produtores de pupunha do município, puderam conhecer novos fornecedores de mudas, adubos, implementos para utilização dos resíduos gerados na atividade e também conhecer novas apresentações do produto, como patês, fios e lâminas de palmeiras.
Segundo o produtor Guido Antonio Tomazzia, que possui cerca de 20.000 plantas de pupunha, ficou feliz pelo convite realizado pela Secretaria de Agricultura, “pois faz um bom tempo que nós agricultores não temos esta troca de experiências com outros produtores. Além disso, o evento resultou em maiores conhecimentos sobre o plantio com mudas de qualidade, industrialização, comércio, utilização dos resíduos, enfim toda a cadeia produtiva.”

Canelinha possui cerca de 60 mil plantas de pupunha em sua área e em breve a Secretaria de Agricultura deverá realizar uma parceria junto com produtores que pretendem implantar essa cultura em suas propriedades.