27º Campeonato Municipal de Futebol de Campo: Poço Fundo vence Palmeirinhas por 3 x 1

Neste domingo, 14 de julho, a Comissão Municipal de Esportes de Canelinha realizou o jogo da Grande Final do 27º Campeonato Municipal de Futebol de Campo de Canelinha – Taça Osvaldo Júlio Leal Filho, o “Mada” (In Memoriam). no Estádio Municipal do Galeão. Toda a emoção do jogo da Grande Final entre as duas melhores equipes do ano – Poço Fundo e Palmeirinhas, repetindo a final do campeonato de 2017.

O público foi chegando, e aos poucos a arquibancada do Galeão foi ganhando as cores verde e branco, cores de ambos os times. Os alunos da Escolinha de Esportes da Comissão Municipal de Esportes de Canelinha abriram o evento com jogos preliminares. 

Participaram do evento o prefeito Moacir Montibeler, o vice-prefeito, Edson Orsi, a primeira-dama, Marise de Moraes Montibeler, a secretária de educação, Rosângela Maria Leal Cordeiro, o diretor da Comissão Municipal de Esportes, Thiago Trainotti, a diretora da Fundação Hospitalar de Canelinha, Vanderléia Rosa, o diretor da Juventude, William Cardoso, o chefe de gabinete, Alesson Alexandre Cardozo, o diretor do Semais, Eduardo Furtado, a gerente de comunicação, Adriana Carla Soares, o presidente da Câmara de Vereadores, Arlindo de Simas, e os vereadores Adair da Conceição Lopes Filho e Antonio Carlos Machado Júnior. Na ocasião, os meninos Pietro de Souza e Júnior Leal Filho leram dois grandes textos e deram um show de maturidade com duas mensagens profundas sobre todos os sentimentos que envolvem esse esporte mágico chamado futebol. Para homenagear a família do Osvaldo Júlio Leal Filho, o “Mada”, que deu nome a taça de 2019, a primeira-dama, Marise de Moraes Montibeler entregou flores a irmã, Rosa Maria Leal.

Comandado pelo trio de arbitragem Jefferson Schmidt e os assistentes Alexandre Palamar e Cleberson Zuls, no 1º tempo Adriano abriu o placar para Poço Fundo, logo em seguida, de pênalti, Felipe Itinga empatou para o Palmeirinhas. Já no 2º tempo, Maykon fez dois gols, dando o título ao Poço Fundo. No agregado Poço Fundo 3 a 2 Palmeirinhas.

 

Premiações e Classificações:

– Troféu de artilheiro da competição: Adriano Veber, do Poço Fundo;

– Troféu Melhor Defesa: Maicon dos Santos, do Porto;

– Troféu de Craque da Final: Alexandre Franco de Camargo, do Poço Fundo;

– Troféu disciplina da competição: equipe Cobreloa;

– Classificação da competição: Poço Fundo Campeão, Palmeirinhas Vice-Campeão, Porto em 3º Lugar e Cobreloa em 4º lugar.

 

A Taça 2019

A taça do campeonato de 2019 levou o nome de Osvaldo Júlio Leal Filho, o “Mada” (In Memoriam). Desde pequeno destacava-se pelo seu talento com a bola. Habilidoso “Mada”, como era conhecido, aos poucos foi ganhando visibilidade no futebol de Canelinha, jogando por grandes clubes como Palmeirinhas, Poço Fundo e o Santa Catarina, time pelo qual disputou uma liga do Vale.

Botafoguense de coração, amante do futebol e da bocha, era conhecido por seus amigos como um cara super do bem, que sempre prezou pela disciplina e pela amizade dentro do esporte – prova disso foi o título do Cobreloa em 1996, onde a camisa da equipe levava estampada em seu peito a frase “Amigos do Mada”.

Osvaldo Júlio Leal Filho partiu em 14 de junho de 1990, com apenas 25 anos de idade, deixando muita saudade, mas também um legado dentro da história do esporte canelinhense, que hoje é representado por seus irmãos e sobrinhos, que participam desta competição.