Neste Dia Mundial da Água, Canelinha tem muito a comemorar

Hoje, 22 de março, Dia Mundial da Água, Canelinha tem muito a comemorar.

A primeira grande ação da Administração Municipal em prol da água foi através do Decreto n. 1.936, de 12 de janeiro de 2017, quando o prefeito Moacir Montibeler decretou situação de Emergência Serviço Municipal de Água, Infraestrutura e Saneamento de Canelinha (SEMAIS) devido a crise no abastecimento de água no período de 18 à 31 de dezembro de 2016, e a ineficácia do sistema nos primeiros dez dias de 2017.

No dia 1º de agosto de 2017, Prefeitura e Semais assinaram a ordem de serviço da construção da 1ª Etapa da nova Estação de Tratamento de Água (ETA), obra que contemplou a construção dos três novos filtros e no reservatório de contato. Um investimento de R$ 375.487,75 além dos projeto, licenciamentos, serviços de terraplanagem e no acabamento final, totalizando uma grande obra de aproximadamente R$ 500 mil, com recursos próprios, que hoje oferece a população maior quantidade de água tratada e com excelência de qualidade; sendo uma das melhores águas da região.

Finalizada em outubro de 2018 e inaugurada no dia 10 de novembro de 2018, a obra hoje é orgulho para Canelinha.

Nova Estação de Tratamento de Água (ETA) – Uma obra que nos enche de orgulho

Dando continuidade, Administração Municipal e Semais assinaram a ordem de serviço da 2ª etapa da nova ETA no dia 08 de fevereiro. A obra contemplará mais três filtros para o tratamento da água e um reservatório de lavagem de 84.000 litros, que será utilizado exclusivamente para a manutenção e limpeza dos seis filtros (três construídos na primeira etapa e os três filtros que serão construídos nesta segunda etapa). Com a construção do reservatório de lavagem, não será preciso interromper o tratamento de água para fazer a manutenção e limpeza dos filtros.

A obra será realizada pela empresa Construtora WDD Ltda., na ordem de R$ 314.992,40, com recursos da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Sustentável no valor de R$ 300 mil, sendo R$ 15 mil de contrapartida da prefeitura.

A água tratada e em abundância hoje em Canelinha é uma grande vitória e uma bela caminhada do município.