Setor de Planejamento Urbano se reúne com construtores e corretores

Na manhã da última quinta-feira, 14 de março, a Prefeitura de Canelinha, através do Setor de Planejamento Urbano, realizou uma reunião com os construtores e corretores com o objetivo de regulamentar diretrizes para a aprovação e construção de edificação do tipo geminados e sobrados, para que não ocorra um crescimento desordenado de edificações no município.

A reunião, que partiu da Administração Municipal, tinha como objetivo discutir com os construtores algumas normas criadas no ano de 2018, que restringiu, de alguma forma, alguns tipos de construções.

O crescimento desordenado é visível em muitas cidades do entorno de Canelinha, e todos os municípios estão buscando medidas mitigadoras para que possam conter isso.

Participaram, além dos construtores e corretores, o prefeito Moacir Montibeler, o chefe de gabinete, Alesson Alexandre Cardozo, o diretor de planejamento, João Adelmo Pereira Júnior, a arquiteta, Daiana Nicolau, o Presidente de Câmara de Vereadores, Arlindo Simas, os vereadores Antônio Carlos Machado Júnior e Eli Martins.

Na oportunidade, o prefeito Moacir Montibeler ressaltou que a reunião, realizada de forma transparente, tinha como prioridade oportunizar uma conversa franca entre prefeitura e construtores.

Em 2018 foi criada uma lei que adicionou ao código de obras do município alguns itens para regulamentar. Com isso, os construtores tiveram que se adequar as normas e seus projetos tiveram que ser alterados. Porém, em alguns casos, construtores acabaram sendo prejudicados e questionaram as novas mudanças, o que resultou na reunião para expor os pontos prós e contras avaliados, tanto por parte dos construtores, quanto do poder público.

A lei de 2018 será revogada nos próximos dias para a criação da nova lei, que entrará em vigor em breve, afim de não prejudicar nenhum construtor que já está com projetos protocolados e aguardando a emissão de seus alvarás.

“A reunião foi muito produtiva. Conseguimos conciliar a vontade dos construtores com interesses da prefeitura, pois com novas leis vamos restringir números exorbitantes de edificações por lotes, priorizando o bem-estar dos futuros moradores e visitantes”, disse o diretor de planejamento, João Adelmo Pereira Júnior.