Fórum para compor nova diretoria do Conselho Municipal de Saúde aconteceu nesta quinta-feira, 28 de fevereiro

Na tarde desta quinta-feira (28), foi realizado o Fórum de Reestruturação do Conselho Municipal de Saúde de Canelinha. A reunião aconteceu no auditório da Secretaria de Educação e contou com a participação de representantes de entidades, usuários e profissionais de saúde.

A secretária de saúde, Maria Jucélia Grippa Sousa, fez a abertura do evento, agradecendo a presença de todos e ressaltou a importância do conselho e do seu funcionamento. Na sequência, a palestrante Angela Raquel Niehues, pós-graduada em Gestão de Serviços da Saúde, explanou sobre o que é o conselho, sua importância e legalidade, apresentado a Legislação Federal e Municipal, que dispõem sobre a reformulação do Conselho Municipal de Saúde.

As vagas na diretoria do conselho são preenchidas por 50% de entidades e movimentos representativos de usuários, 25% de entidades representativas dos trabalhadores da área da saúde e 25% de representação do governo e prestadores de serviços privados conveniados ou sem fins lucrativos.

Durante o fórum, foi realizada a eleição para os novos membros da diretoria.

– Representantes dos usuários – Titulares:

Vera Lucia de Jesus – Igreja Assembleia de Deus

Terezinha Roza – Grupo da 3ª Idade

Adair Conceição Lopes – Sociedade Esportiva Palmeiras (Palmeirinhas)

Simone dos Santos – Câmara de Dirigentes Lojistas de Canelinha (CDL)

– Representantes dos usuários – Suplentes:

Ivan Pereira – Sindicato das Cerâmicas

Sebastiana B. de Jesus – Grupo da 3ª Idade

Adriano de Souza – Igreja Pentecostal Templo dos Milagres

Graziela de Souza – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE)

– Representantes dos Trabalhadores da Saúde – Titulares:

Talita Silva – Enfermagem

Bárbara Cristina Dalsasso Corte – Farmácia

– Representantes dos Trabalhadores da Saúde – Suplentes:

Noezi Pereira – Fundação Hospitalar Municipal de Canelinha

Roberto Duarte – Secretaria Municipal de Saúde

– Representantes do Governo e Prestador de Serviços – Titulares:

Maria Jucélia Grippa Sousa – Secretaria Municipal de Saúde

Rose Maria de Campos Nunes – Luter Laboratório de Análises Clínicas

– Representantes do Governo e Prestador de Serviços – Suplentes:

Carolini Oliveira Comper – Secretaria Municipal de Saúde

Ana Paula Silva – Secretaria Municipal de Educação

Após a formação da diretoria, foram eleitos: Presidente, Rose Maria Campos Nunes, Vice-Presidente, Ivan Pereira, e Secretária, Carolini Oliveira Comper. O Conselho Municipal de Saúde de Canelinha foi criado conforme a Lei Municipal nº 3.460, de 24 de outubro de 2018, considerando a Resolução nº 453 de 10 de maio de 2012, do Conselho Nacional de Saúde.

Tem entre suas funções ser um órgão fiscalizador da gestão da saúde, possuindo um caráter deliberativo e consultivo. O Conselho Municipal de Saúde é um órgão importante pois garante a inclusão direta da população no controle e na elaboração de políticas para a gestão de saúde na cidade.