Secretaria de Agricultura realiza viagem técnica com produtores de pupunha do município
Nesta segunda-feira (25), o secretário de agricultura, Thiago Vinícius Leal, realizou uma viagem técnica à Corupá, com os produtores Jandir Leonardo, Guido Tomazia e Luiz Tomazia com o objetivo de conhecer os tratos culturais adotados para o cultivo da palmeira pupunha em outras propriedades. Os produtores canelinhenses tinham como objetivo ampliar seus conhecimentos no cultivo dessa palmeira que vem crescendo em todo território brasileiro. A aquisição de mudas sadias, manejo de adubação e controle de pragas e doenças, é fundamental para o bom desempenho da lavoura.
Segundo o secretário, as visitas ocorreram nas propriedades dos produtores Darci Pedrelli e Jair Cieply, que além de produtores de pupunha, tem em suas propriedades outras culturas de destaque como arroz e banana. “Em Corupá é comum realizar o corte desta palmeira em até três vezes ao ano, já que a pupunha é uma palmeira com característica entouceirante e que está se adaptando muito bem ao nosso clima. Diferente da palmeira real e imperial, a pupunha só necessita de plantio uma vez, já que emite perfilhos durante o seu ciclo de crescimento”, esclarece o secretário.
A pupunha, como qualquer outra espécie vegetal, tem limitações para seu cultivo pois é uma espécie exigente em adubação, que não tolera solos alagados e áreas que suscetíveis a geadas, mas de comércio fácil no mercado.
Se você deseja saber mais sobre o cultivo da palmeira pupunha, procure o secretário de agricultura, o engenheiro agrônomo, Thiago Vinícius Leal, na Rua Oscar Santana, 33, centro, próximo à Polícia Militar, de segunda à sexta-feira, das 08h às 12h, e das 14h às 17h, e pelo telefone (48) 3264-0155. A Secretaria de Agricultura de Canelinha já vem planejando as próximas viagens para proporcionar conhecimento aos outros produtores do município, inclusive nova excursão para a EXPOINTER 2019.