Prefeitura de Canelinha inaugura Espaço de Artes Galeão nesta terça-feira, 20 de novembro

Dar vida ao espaço, o transformando numa estrutura que proporcione todo tipo de arte à nossa comunidade.

Esse é o objetivo do Prefeito Moacir Montibeler com a reforma no Centro Recreativo e Esportivo Galeão, que passará a ser o Espaço de Artes Galeão – Vicente de Sant´Anna (In Memoriam), a partir desta semana.

A Prefeitura de Canelinha e a Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Juventude, através da Coordenação de Cultura, inauguram a obra no dia 20 de novembro, terça-feira, às 19h30. Para abrilhantar o evento, terá a apresentação do 1º Circuito Universitário Sesc-Udesc de Artes Cênicas e Música, com o Concerto Madrigal Udesc, de Florianópolis, em parceria com o Sesc Ler Tijucas. Além disso, haverá a Exposição de Artes Visuais do artista Humberto Soares, cenários teatrais dos grupos da cidade  e a Mostra Fotográfica Caminho das Águas, do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Tijucas, além de intervenção artística com o Olaria Coletivo de Artes.

A gestão do Espaço de Artes Galeão será realizada pela coordenadora Jô Fornari.  “Nós estamos bem felizes pois, agora a cultura do município, além de ter uma coordenação – um ganho para a comunidade, teremos também um espaço destinado às atividades culturais. Já poderão acontecer oficinas, cursos, ensaios, encontros e apresentações artísticas”, diz Jô Fornari.

A reforma e reestruturação do espaço foi iniciada pela Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Juventude em julho. A parte interna foi dividida em duas áreas específicas: um espaço alternativo amplo para ensaios e apresentações de grupos artísticos e culturais e, a área com salas fechadas para a realização de cursos e oficinas nas diversas linguagens artísticas: teatro, música, circo, danças, artes visuais, literatura,  artesanato, entre outras. O objetivo é manter um espaço onde a comunidade – crianças, jovens e adultos, possam usufruir de atividades artísticas e culturais durante todo o ano.

 

Homenagem a Vicente de Sant´Anna 

Na oportunidade, a Administração Municipal de Canelinha fará uma homenagem à Vicente de Sant´Anna, sendo incluído na placa de inauguração da obra.

Vicente de Sant´Anna nasceu em 07 de junho de 1905, em Canelinha – então município de Tijucas, falecendo em 06 de maio de 2000. Filho de Joaquim José de Sant´Anna Filho e Tereza Rosa de Sant´Anna, casado com Maria de Lourdes Andriani Sant´Anna, com quem teve seis filhos: Yolanda, Lilian, Luiz Gonzaga, Joaquim, Carmen Lúcia e Antônio César.

Trabalhou na juventude em empresas como contador em Joinville, Florianópolis e Rio de Janeiro. Em 1944, fundou sua própria empresa, a V. de Sant´Anna & Cia., fábrica de conservas de pescado, que se manteve em atividade por 38 anos. “A história da Família Sant´Anna é motivo de orgulho e exemplo para todos os canelinhenses. Vicente de Sant´Anna foi um homem íntegro e dedicado à nossa cidade. Os barcos de pescas da sua empresa situavam-se nos antigo ‘Ganchos’ – hoje, Governador Celso Ramos – e era transportada a matéria prima para Canelinha para ser beneficiada. Seria mais cômodo ele instalar sua empresa nos ‘Ganchos’, mas, fundou em Canelinha em respeito a comunidade.”, relembra o prefeito Moacir Montibeler, justificando a singela homenagem.

Em 1963, aos 58 anos, Vicente de Sant´Anna diplomou-se Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina. Na década de 70 fez parte da Diretoria da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina – FIESC.

 

__

SERVIÇO: 

Inauguração do Espaço de Artes Galeão – Vicente de Sant´Anna

(Antigo Centro Recreativo e Esportivo Galeão)

Data: 20 de novembro de 2018

Horário: 19h30

Convite aberto à toda a comunidade.