Coordenação de Cultura realiza 1° Fórum Municipal de Cultura de Canelinha neste sábado, 14

A Coordenação de Cultura realiza no dia 14 de julho, às 14h, no auditório do Centro de Arte e Educação, o 1° Fórum Municipal de Cultura de Canelinha. A partir da temática “Construindo Políticas Públicas para a Cultura”, a coordenação convida todos os artistas, artesãos, articuladores culturais e a comunidade em geral para participarem do evento.

O fórum será um espaço de diálogo, intervenção, troca de experiências e debate, visando construir alternativas para o desenvolvimento social e cultural do município através das políticas culturais, com a participação ativa da sociedade civil.

Dentre os convidados, o palestrante Vanderlei Dal Bello Lazzarotti, diretor de Gestão Cultural da Fundação Cultural de Itajaí, a produtora cultural e membro do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Itajaí, Ana Clara Marques, e a Assessora de Projetos Especiais da GRANFPOLIS, Adriana de Souza do Nascimento.

Durante o fórum, também serão criadas as Câmaras Setoriais de Cultura. Trata-se de espaços de diálogo permanentes e organizados, que reúnem entidades privadas de determinado setor ou linguagem artística, onde serão debatidas as prioridades de cada setor, com foco nas cadeias produtivas e criativas de cada segmento, buscando soluções de interesse em comum. Cada Câmara Setorial poderá ter um representante dentro do Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC), que também será criado no evento, onde servirá de mediador entre a gestão pública e a comunidade, fiscalizando, acompanhando, sugerindo e deliberando sobre as políticas de cultura. O conselho agirá em prol da cidade, discutindo diretrizes para o uso do dinheiro público, sendo o órgão consultivo, propositivo e normativo da gestão municipal.

É de grande importância que a comunidade artística canelinhense participe. “Canelinha terá um momento histórico-cultural único em 2018! O 1° Fórum Municipal de Cultura será um marco no direcionamento de novas políticas públicas culturais para a cidade. Todos estão convidados a fazer parte desta história e, principalmente, desta construção democrática e coletiva das políticas públicas culturais”, ressalta a coordenadora de cultura do município, Jô Fornari.

O credenciamento inicia às 14h. No coffe breack, às 16h30, será realizada uma apresentação musical com a Cia Artística Avenida Lamparina. Mais informações através do e-mail cultura@canelinha.sc.gov.br ou pelo telefone (48) 3264-4000.