Última apresentação do Programa Saúde Bucal na Escola é realizada para os pais e alunos dos bairros Areão e Papagaios
Na noite desta terça-feira (26), a Secretaria de Saúde e a Secretaria de Educação encerraram o cronograma de apresentações do Programa Saúde Bucal na Escola para professoras, funcionários, pais e alunos dos bairros Areão e Papagaios.
A secretária de saúde, Neli Ferreira, e a coordenadora pedagógica Luciana Santana Venier, representando a secretaria de educação, apresentaram o projeto juntamente com a dentista, Dra. Rosiane Lanius. Os pais presentes ficaram muito entusiasmados com o projeto.
Na ocasião, Ana Paula Rongalio, mãe de uma aluna, deu seu depoimento sobre o programa, implantado no município pelo prefeito Moacir Montibeler na sua primeira gestão, de 1989 a 1992. “A gente ficava olhando o odontomóvel da sala de aula, próximo a uma árvore, e quando ela balançava, eu pensava: ‘Daqui a pouco é a minha vez’. Isso ficou na minha memória. Eu participei do programa do 2º ao 4ª ano, e nunca tive uma cárie, não fiz tratamento de canal, nunca tive dor de dente, nada! Eu fico muito feliz em saber que a minha filha vai participar deste programa porque quando eu participei era muito bom. Os dentistas se vestiam de palhacinho no dia das crianças, era uma alegria ir ao dentista na época. Eu falei para a minha filha que eu participei e foi bom, imagina agora, com as técnicas mais avançadas!”, relatou a mãe.
Na oportunidade, o palestrante Rodrigo Cesari, falou sobre valores, bons exemplos e a importância da família, numa emocionante fala sobre os temas.
Entenda o Programa Saúde Bucal na Escola
O programa acontece em cinco momentos:
1º e 2º Momentos, finalizados nesta terça-feira (26)
Apresentação do Programa Saúde Bucal na Escola aos professores, funcionários, pais e alunos para um melhor desenvolvimento do programa diário na escola e nas famílias; para que o programa se estenda para a casa e incentive todos a cultivar o hábito da saúde bucal.
3º Momento, iniciado nesta quinta-feira (28)
Apresentação do programa para os alunos de forma dinâmica, onde os profissionais da saúde falarão sobre a saúde bucal com atividades lúdicas (brincadeiras, vídeos, músicas, desenhos, roda de conversas, cartazes, etc).
4º Momento
Será iniciada a parte prática do programa, onde os dentistas usarão o evidenciador de placa e realizarão a escovação supervisionada com monitoramento e aplicação de técnicas de escovação.
5º Momento
Os dentistas iniciarão o levantamento da real situação bucal de cada aluno e a triagem, para posterior acompanhamento odontológico e assistência curativa.
A meta do programa é que todo aluno saia da escola pública municipal com sua saúde bucal plena, sem cáries e outras doenças bucais, motivado a cuidar do seu sorriso por toda sua vida.