Canelinha recebe odontomóvel da Fiesc e Sesi para implantação do Programa Saúde Bucal na Escola

O dia 10 de maio de 2018 será uma data marcante para os alunos da rede municipal de ensino. Nesta manhã, a Prefeitura de Canelinha, a Secretaria de Saúde e a Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, receberam das mãos do Vice-Presidente Regional da Fiesc, Tito Alfredo Schmitt, e do Diretor do Sesi, Daniel Thiesen Horongoso, o Termo de Doação, as chaves e o documento de um odontomóvel, veículo devidamente equipado, onde as secretarias darão o pontapé inicial em um projeto ambicioso: o Programa Saúde Bucal na Escola, que levará atendimento odontológico gratuito aos 1.180 alunos das creches e escolas do município.

A solenidade de doação aconteceu no Auditório da Secretaria de Educação, e contou com a presença do prefeito Moacir Montibeler, da primeira-dama Marise de Moraes Montibeler, do vice-prefeito Edson Orsi, secretariado, servidores municipais, do presidente da Câmara de Vereadores, Fernando de Souza, dos vereadores Adair da Conceição Lopes Filho e Antonio Carlos Machado Júnior. Além das autoridades das instituições Fiesc e Sesi, participaram também a secretária executiva da Fiesc, Marlete Schmitt Stahelin, e a coordenadora de saúde Fiesc-Sesi, Sendi Locks  Lopes. Para credibilizar o evento, as crianças da 4ª série da Escola de Educação Básica Municipal Senador Benjamim Gallotti, do bairro Galera – escola selecionada para ser a piloto do programa, representaram todos os alunos do município.

A secretária de saúde do município, Neli Ferreira, em sua fala, relembrou do projeto, já implantado no município pelo prefeito Moacir Montibeler na sua primeira gestão, de 1989 a 1992. “O Programa Saúde Bucal na Escola é um projeto grande, de quem pensa grande! Agora, com o odontomóvel, teremos a oportunidade de resgatar e ampliar o projeto para todas as creches e escolas onde cada aluno, cada um com seu kit, receberá atendimento odontológico humanizado. O programa, além de cuidar da saúde bucal da criança, vai contribuir também para hábitos saudáveis para toda a família. Com essa ação confirmamos o nosso compromisso com a saúde: a prevenção”, relatou Neli Ferreira.

Na ocasião, as dentistas Dra. Roseane Lanius e a Dra. Jaqueline Salavagio Marques apresentaram o programa que acontecerá em cinco momentos:

1º Momento | público-alvo: professores e funcionários

Será realizada a apresentação e capacitação dos professores e funcionários para um melhor desenvolvimento do programa diário na escola.

2º Momento | público-alvo: pais e responsáveis

Será realizada a apresentação do programa, capacitação e integração das famílias dos alunos, para que o programa se estenda para a casa do aluno e incentive toda a família para o hábito da saúde bucal.

3º Momento | público-alvo: alunos

Será realizada a apresentação do programa para os alunos de forma dinâmica, onde os profissionais da saúde falarão sobre a saúde bucal com atividades lúdicas: brincadeiras, vídeos, músicas, desenhos, roda de conversas, cartazes, etc.

4º Momento | público-alvo: alunos

Iniciará a parte prática do programa, onde os dentistas usarão o evidenciador de placa e realizarão a escovação supervisionada com monitoramento e aplicação de técnicas de escovação.

5º Momento | público-alvo: alunos

Os dentistas iniciarão o levantamento da real situação bucal de cada aluno e a triagem, para posterior acompanhamento odontológico e assistência curativa.

A implantação do programa visa a saúde dos alunos de forma a proporcioná-los a prevenção de cáries e outras doenças bucais. A meta do programa é que todo aluno saia da escola pública municipal com sua saúde bucal plena, motivado a cuidar do seu sorriso por toda sua vida.

Para finalizar o evento, o prefeito do município, Moacir Montibeler, ressaltou que ações preventivas como esta é um cuidado com a população, fundamental para criar uma nova geração. “Cuide da sua população primeiro, na formação dela. Não aparece, mas isso é fundamental para se criar uma nova geração!  As crianças são o nosso futuro, desde que ela seja bem conduzida e guiada. Esse programa é prevenção: a educação, saúde e família, juntos, para que possamos mudar e viver melhor”, disse.