Câmara de Vereadores lança programas Vereador Mirim Infantil e Vereador Mirim Juvenil para alunos da Rede Municipal de Ensino

Na manhã desta sexta-feira (06), o Presidente da Câmara de Vereadores, Fernando de Souza, acompanhado dos vereadores Antonio Carlos Flores e Antonio Carlos Machado Júnior lançaram os programas Vereador Mirim Infantil e Vereador Mirim Juvenil para os alunos das escolas municipais, com a presença da Secretária de Educação, Cultura e Esportes, Rosângela Maria Leal Cordeiro. Na ocasião, realizaram a palestra motivacional “O que é política? Prá início de conversa…”, apresentada em parceria com a Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc).

O Programa Vereador Mirim, aprovado pela Lei nº 3.328, de 25 de outubro de 2017, tem como objetivo estimular a participação das crianças e jovens do município na política, propiciando aos estudantes momentos de reflexão e aprofundamento sobre o papel do Poder Legislativo Municipal e a importância da política em uma sociedade democrática.

A Secretaria de Educação do município está apoiando o projeto disponibilizando a professora Emily Laus Karsten para auxiliar 20h nos programas.

Como funcionam os programas?

Poderá se candidatar a Vereador Mirim Infantil (estudantes do 4º ao 6º ano do Ensino Fundamental) e Vereador Mirim Juvenil (estudantes do 7º ao 9º ano do Ensino Fundamental) os alunos devidamente matriculados, com até quinze anos na data da realização da eleição. Serão eleitos nove vereadores e nove suplentes para cada categoria.

As inscrições vão de 11 a 13 de abril, na secretaria das escolas municipais E.E.B.M. Cantório Florentino da Silva, E.E.B.M. Cobre, E.E.B.M. Hermínia Alves Reis, E.E.B.M. Prof.ª Maria de Lourdes Nicolau Zimermann, E.E.B.M. Realina Feller Roberti, E.E.B.M. Senador Francisco Benjamim Gallotti, escolas estaduais E.E.B. Bartolomeu da Silva e E.E.B. Prof.ª Minervina Laus e no Colégio Educacional Novo Ideal – CENI.
O edital, cronograma e fichas de inscrição serão divulgados na próxima segunda-feira, 09, pela Câmara de Vereadores (clique aqui).

A homologação e divulgação dos candidatos serão feitas no dia 16 de abril. A campanha será realizada de 17 a 19 de abril (o material de campanha será fornecido pela Câmara de Vereadores) e as eleições acontecerão nas escolas no dia 20. Logo após o escrutínio será anunciado e divulgado os eleitos. Os Vereadores Mirins serão diplomados e tomarão posse em Sessão Solene no dia 27 de abril, às 19h30, na Câmara de Vereadores de Canelinha.

Texto|Fotos: Adriana Carla Soares – Gerente de Comunicação Social e Integração – Prefeitura de Canelinha