1ª Feira de Oportunidades às Mulheres Canelinhenses oferece diversas atividades para o público presente

O sábado a tarde foi diferente em Canelinha.
O projeto da 1ª Feira de Oportunidades às Mulheres Canelinhenses, idealizado pela secretária de saúde do munícipio, Neli Ferreira, como forma de impulsionar o empoderamento feminino, aconteceu no estacionamento da Unidade de Saúde Dr. José Domingos Dalsasso com diversas atividades e palestras gratuitas. 

 


As atividades iniciaram às 9h, sendo oferecidas organizadamente em nove tendas. A secretaria de saúde ofereceu nas suas tendas orientações à saúde como DST´s, gestação, planejamento familiar, aplicação da auriculoterapia e aferição de pressão arterial. 
Diversas tendas ofereceram oportunidades para as mulheres interessadas em ter uma renda extra como Natura, Hinode, Cacau Show, Fazendo Doce, Tuppaware e até consultoria de venda de artesanato por e-commerce da Laços, fitas e tricô. Na ocasião, também expuseram a Maria Flor Ateliê Artesanatos, Bolachas da Nena, Pastel do Gordo e Trufas da Josi. 

 


Uma das tendas mais importantes foi  do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Canelinha, com a presença da Coordenadora Estadual das Mulheres e membro do Fórum Estadual de Enfrentamento a Violência Doméstica contra às mulheres, Agnês Weiwanko, e da Presidente do Sindicato, Marlene Kammer Batista. Ao lado, estava o Ônibus Lilás, do programa “Mulher: viver sem violência”, pela primeira vez no munícipio, prestando atendimento voluntário da assessora jurídica do município, Dra. Lélia Regina Campos de Oliveira, onde dez corajosas mulheres foram atendidas, denunciando os diversos tipos de violência que sofrem. O CEJA – Centro Educacional de Jovens e Adultos também se fez presente atendendo e incentivando as mulheres a retornarem aos estudos, oportunizando para as àquelas que desejam concluí-los gratuitamente, seja por necessidade em função do mercado de trabalho ou por anseio pessoal.

 


A tenda mais agitada foi do embelezamento, com maquiadores, manicures e cabelereiros da Mary Kay, Toda Linda, e Flor de Lis. 
Além das tendas, foram apresentadas diversas palestras – de saúde, motivacionais e de empreendedorismo, como a palestra de plantas medicinais com a bióloga Cecília Cipriano, do Sítio Harmonia Natural, de alimentação saudável com nutricionista Jeisiane Giacomossi, do Mami´s Food e de empreendedorismo com o Dr. Luan Carlos Aguirre. 

 


Durante a tarde foi oferecida a prática de yoga com Jô Fornari e meditação com Alessandra Pizzigatti, atividades que muito interessaram as mulheres presentes, pois não são difundidas no município, e que a secretaria de saúde vem buscando parcerias para difundi-las pelos seus benefícios para a saúde mental.

 


Também foi realizado um lindo desfile com das lojas Moda e Mania, Loja da Rô e Centro da Moda com as tendências Outono/Inverno 2018. 
Para alegrar o evento, durante todo o sábado aconteceram apresentações dos talentos locais, com a cantora Ana Reis, cantora Juliana Andrade Orlandi e os músicos Kleber Rosa e Maria Júlia. 

 


O Prefeito Moacir Montibeler, a primeira-dama Marise de Moraes Montibeler, o Presidente da Câmara de Vereadores, Fenando de Souza e a vereadora Eli Martins estiveram no evento e elogiaram a grandiosidade dos temas, que, com certeza marcou a vida de cada participante.

 

Texto/Fotos: Adriana Carla Soares – Gerente de Comunicação e Integração