Prefeito Moacir Montibeler participa da entrega da Medalha de Honra ao Mérito Prefeito Arthur Adolfo Jachowicz
Na noite desta terça-feira (12), o Poder Legislativo de Canelinha realizou a Sessão Solene de Entrega da Medalha de Honra ao Mérito Prefeito Arthur Adolfo Jachowicz, na Câmara Municipal de Vereadores de Canelinha.
No ato, foram entregues as medalhas aos homenageados; os senhores Antônio Vicente Fagundes de Moraes, Luiz Bastiani, indicados pelo Presidente da Câmara, Adair da Conceição Lopes Filho, e também o senhor Osni Alves dos Santos, indicado pelo vereador Antônio Carlos Flores.
A sessão solene contou com a presença do prefeito Moacir Montibeler, acompanhado da primeira-dama, Marise de Moraes Montibeler, o vice-prefeito, Edson Orsi, a secretária de assistência social, Maria Bernardete Trainotti Orsi, a secretária de educação, Rosângela Maria Leal Cordeiro, o secretário de agricultura, Thiago Vinícius Leal, o diretor do Semais, Eduardo Furtado, a diretora da Fundação Hospitalar Municipal, Vanderléia Rosa, a Gerente de Comunicação Social e Integração, Adriana Carla Soares e o diretor de atendimento da comunidade do Moura, Paulo Cesar Jacinto. Além do Presidente da Câmara de Vereadores, Adair da Conceição Lopes Filho e dos vereadores Abel Grimm, Antônio Carlos Flores, Antonio Carlos Machado Júnior, Arlindo Simas, Altamiro Adames, Eli Martins, Fernando de Souza e Gentil Anastácio Pereira Neto, também entre os presentes estavam o representando o Deputado Federal Rogério ‘Peninha’ Mendonça, Elias Iacoviski, membros das Academias de Letras das cidades de Nova Trento, Tijucas e Canelinha, familiares dos homenageados, imprensa e comunidade.
Para abrilhantar o evento, o Hino Nacional Brasileiro foi tocado ao som dos violinos dos jovens André Lourenci, Manoel Mário Reis Bittencourt e Victor Matheus.
Em seu discurso, o prefeito Moacir Montibeler, falou aos três ilustres homenageados, que “cada um no seu tempo, cada um do seu jeito, na sua simplicidade, são pessoas que, dentro da comunidade fizeram a diferença”.
Sobre os homenageados
Antônio Vicente Fagundes de Moraes
Nascido no dia 27 de novembro de 1931, filho de Eugênio Fagundes de Moraes e Auta Medeiros de Moraes. Casado com Neide Maria de Moraes. Cursou Direito pela Universidade do Vale do Itajaí. Como advogado, trabalhou com consultoria e assessoria jurídica, foi profissional no departamento jurídico das Centrais Elétricas de Santa Catarina – Celesc S/A e da Eletrificação Rural de Santa Catarina – Erusc S/A.
Participou ativamente da política do município participando do processo de Emancipação Política de Canelinha – desmembramento do município de Tijucas, em 1962. Foi vereador no município de 1963 a 1967, candidato a vice-prefeito em 1968, Prefeito de Canelinha na gestão 1973/1977, e novamente candidato a prefeito em 1982. Em 1985, recebeu o título de Cidadão Honorário de Canelinha. Por sua importância na história olítico-administraiva do município, foi homenageado ante aos serviços prestados em prol da cidade.
Luiz Bastiani
Nascido no dia 08 de setembro de 1937, no bairro índia, filho de Marcos Bastiani e Maria Sartori Bastiani. Cursou o primário na Escola Reunida Professora Olga Boppré, em Canelinha. Profissional técnico em eletrônica, trabalhou nesta função até adquirir a sua aposentadoria.
Tinha como passa tempo, ouvir e contar histórias. Foi então que Luiz Bastiani, a convite de membros do Grupo de Poetas e Escritores Sol Nascente, de Canelinha, participou do 1° Concurso Nacional de Poesia, Crônica e Conto “Cidade de Canelinha”, classificando-se em 2° lugar e recebendo o diploma de menção honrosa na modalidade poesia. Revelou-se um talentoso escritor, sendo autor de mais de duzentos causos, crônicas e poesias, publicados em livros e jornais.
É membro fundador da Academia de Letras do Município de Nova Trento, onde ocupa a 21ª Cadeira. Foi homenageado com a Medalha de Honra ao Mérito Literário, no primeiro 1º Encontro de Escritores Catarinenses. Em 27 de novembro de 2015, no auditório da Secretaria de Educação de Canelinha, lançou o livro o “Canelinha: contos, causos e histórias”, de sua autoria.
Luiz Bastiani foi homenageado ante aos serviços prestados para a cultura e literatura do município, sendo um cidadão de notório e ilibado conceito, que pela conduta exemplar e pelos relevantes serviços prestados em sua área de atuação, tornou-se merecedor de especial reconhecimento do Poder Legislativo Municipal.
Osni Alves dos Santos
Nascido no dia 09 de setembro de 1941, no município de Caçador, Santa Catarina. Filho de Leonildo Alves dos Santos e Deolinda Francisca da Silva. Casado com Alice Ribeiro dos Santos há 58 anos, com quem teve oito filhos: Denise Terezinha dos Santos Firmo, Daisy Aparecida Santos Hilleshein, Denilson Alves dos Santos, Dirlene Alves dos Santos, Claudemir Alves dos Santos, Oslai Alves dos Santos, Osni Alves dos Santos Júnior, Jefferson Alves dos Santos, e uma neta de criação, Daísy Cristiane dos Santos Silvino Sales. Sua família é formada por mais vinte e um netos e quatro bisnetos. Dos filhos, três seguiram a mesma profissão, na Polícia Militar de Santa Catarina: Denilson, Claudemir e Osni Júnior.
Osni Alves dos Santos iniciou a carreira na Polícia Militar de Santa Catarina em 19 de janeiro de 1969. No dia 06 de novembro de 1994, entrou para reserva como 3º Sargento. Trabalhou nos municípios de Curitibanos, Fraiburgo e Lebon Regis, após, veio para o município de Canelinha, onde atuou na profissão militar por 18 anos, fixando residência, e vive até hoje, contabilizando 39 anos.
Por toda sua história como um incrível pacificador, foi homenageado ante aos serviços prestados em prol da cidade, servindo com bravura e dedicação junto a Polícia Militar, sendo um exemplo para nossa comunidade.