Evento de reabertura da Biblioteca Municipal de Canelinha recebe apresentações especiais

Ler faz bem à alma.

Essa foi a mensagem deixada para os alunos e toda a comunidade que participou do evento de reabertura das atividades da Biblioteca Pública Municipal Raul Miguel Vieira, nesta terça-feira, 14.

O evento contou com a presença do prefeito Moacir Montibeler, secretária de educação, Rosangela Maria Leal Cordeiro, a secretária de saúde, Neli Ferreira, diretoras e professoras na rede municipal de ensino, e aconteceram diversas apresentações dos alunos das escolas municipais, contação de histórias com a Boneca Emília, do Sítio do Pica-Pau Amarelo, e a participação dos membros das academias de letras de Canelinha, Tijucas e Blumenau que abrilhantaram o momento com seus textos e lindas histórias, e doaram algumas de suas obras para o acervo da biblioteca.

Representando Canelinha, participou o senhor Luiz Bastiani com seu livro Canelinha: Contos, causos e histórias…, e também os escritores Aléssio Vianello, Beatriz Dalsasso e Maria Jocelina Aragão. Do município de Tijucas, prestigiaram o evento a bibliotecária do município, Claudete Schuster, o Presidente da Academia de Letras, Tonni Lima, e os membros Noide Mafra Jasper, e a senhora Matilde dos Santos Dias que, ao seus 85 anos, interagiu com os alunos cantando versos e recitando suas poesias. Também engrandeceram o momento, os membros da Academia de Letras de Blumenau, Dorothy Steil e seu filho, Marcelo Steil.

Para alegrar a criançada, o Grupo de Teatro Cia Sandra Baron de Bombinhas, apresentou histórias com a Ana Cigana.

No evento, além da venda de livros, foi exposto um lindo varal literário dos alunos da rede municipal e também foi realizada uma exposição das obras do canelinhese Victor Hugo (in memoriam), que, com seu dom para as artes plásticas e arquitetura, pintou Canelinha com seu olhar jovem e único. Na ocasião, a mãe Vânia Jachowisch, recebeu uma homenagem, onde relembraram passos da vida do jovem Victor Hugo, num momento de muita emoção.

Biblioteca Municipal será uma forte ferramenta de incentivo à leitura

A nova organização das salas da biblioteca foi iniciada dia 05 de outubro, sob a supervisão do funcionário Gilberto Melin.

As três salas se tornaram:

– Espaço Kids: para que as crianças possam ler, desenhar, brincar, pesquisar, e interagir, e também um espaço específico para a equipe da biblioteca realizar trabalhos futuros em parceira com as escolas;

– Sala de Leitura: um espaço com livros selecionados para todas as idades;

– Sala de Pesquisa: localizada no piso superior, será o espaço de pesquisas escolares e universitárias.

Para melhor organização do atendimento, o acervo da biblioteca foi organizado e separado por temas, pesquisas e por idades. “A estrutura está aconchegante e também preparada para receber as pessoas. O espaço está aberto a toda a comunidade! Estamos ansiosos em receber não só os alunos, mas todos que amam a leitura e que estejam dispostas a incentivar outras pessoas. A partir do próximo ano, serão realizados diversos projetos em parceria com a comunidade e as escolas municipais, assim incentivando a leitura e o dinamismo das nossas crianças”, diz Gilberto Melin.

A equipe também está cadastrando novos leitores e fazendo novas carteirinhas para o empréstimo de livros. Para aderir, basta levar os documentos e uma foto 3×4.

Texto e Fotos: Adriana Carla Soares – Gerente de Comunicação Social e Integração