Projeto Alimentação Saudável mobilizou 310 alunos da Escola Prof. Maria de Lourdes Nicolau Zimermann
Eles descobriram que a alimentação é coisa séria. Foram duas semanas de trabalhos intensos com os alunos da Escola de Educação Básica Municipal Professora Maria de Lourdes Nicolau Zimermann, no centro. Toda a equipe pedagógica abordou com os 310 alunos o projeto Alimentação Saudável.
Com a preocupação de fazer com que os alunos comessem de maneira correta e também conhecessem sobre o que ingerem, durante as aulas, os estudantes aprenderam sobre diversas especificações. Entre elas identificar alimentos variados, valorizar uma boa alimentação, classificar a origem dos alimentos, conhecer os tipos de vitaminas, proteínas e as funções existentes nos alimentos, compreender os cuidados com a higiene alimentar e os benefícios à saúde, conscientizar sobre os perigos dos corantes em produtos industrializados, compreender os cuidados com a higiene alimentar, benefícios à saúde e esclarecer o aproveitamento do alimento pelo organismo.
A equipe pedagógica que desenvolveu o projeto destaca que o motivo de executá-lo é a preocupação com o hábito alimentar, tendo em vista a enorme quantidade de produtos alimentícios industrializados que são oferecidos por meio das mídias e são inadequados. “É preciso desenvolver hábitos alimentares sadios nos alunos e, consequentemente em seus núcleos familiares, conscientizando-os da importância de uma boa alimentação regrada e nutritiva para que tenham boa saúde. A escola é um espaço propício para promover a saúde, a formação de valores e hábitos saudáveis e entre eles, o da alimentação”, destacou a professora Edvandra Mafeçoli Costa.
Foram várias metodologias abordadas, cada uma de acordo com a faixa etária e série dos estudantes, onde cada professora abordou o tema alimentação de uma maneira, seja por receitas, músicas, produção de texto, receitas, histórias, pesquisas, soluções de problemas, poemas, cartazes, gráficos, murais, tabelas, bingo, jogo da memória, entre outros.
Objetivo do projeto: o projeto teve como foco conscientizar todos os alunos no âmbito escolar sobre a importância de comer alimentos saudáveis para obter uma vida saudável. Além de cuidar do próprio corpo, agir com responsabilidade em relação à saúde física, social e emocional.
Texto: Cristiéle Borgonovo – Jornal Correio Catarinense