Agosto Dourado – Mamães conhecem a massagem shantala

Em Canelinha, no Agosto Dourado – mês do incentivo ao aleitamento materno, estão sendo realizadas diversas atividades na Unidade Básica de Saúde do centro.

Uma delas é a shantala, técnica de massagem indiana, onde a mãe realiza movimentos leves e contínuos sobre a pele do bebê, com óleos vegetais aplicados sobre as mãos. A mãe fica com a perna esticada e com seu bebê (pelado) sobre as pernas, onde a massagem é feita da cabeça aos pés.

As mamães Gislaine da Rosa Monteiro de Souza e Roberta de Aragão Rosa participaram na última sexta-feira (25), de uma sessão com a Dra. Caroline Rocha Burnet e a enfermeira Luana Silveira e adoraram a técnica da massagem. Segundo a Dra. Caroline, “apresentamos esta técnica de massagem no Agosto Dourado porque geralmente a shantala termina com o momento da amamentação pois o bebê fica relaxado, mama e dorme”, relatou.

A Shantala é uma massagem milenar, que surgiu no Sul da Índia. Foi descoberta em 1976, quando o médico francês Frédérick Leboyer, de passagem pela Índia, se deparou com a cena de uma mulher na calçada massageando seu bebê. Seu nome era Shantala.

Leboyer pediu para fotografá-la e filmá-la. Ela, admirada pelo interesse em uma prática tão simples e corriqueira, aceitou. Durante dias ele acompanhou a massagem de Shantala em seu bebê, captando atentamente cada movimento.

Na Índia, como não há acesso á saúde pública, as mães resolvem os problemas de cólicas– normais até os três meses, com essa massagem, que são movimentos contínuos no corpo do bebê.

Leboyer fez o possível para que as fotografias exprimissem a profundidade e o amor envolvidos. Em homenagem a essa mãe, o nome da técnica de massagem em bebês chama-se Shantala.