Secretaria de Saúde de Canelinha realiza mobilização contra as hepatites virais
Em alusão ao Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais, comemorado dia 28 de julho, a Secretaria de Saúde de Canelinha estará realizando neste mês uma mobilização com os trabalhadores das empresas, inclusive das unidades de saúde e hospital.
Hepatite é um termo amplo que significa inflamação do fígado, que pode ser causada por vírus; dentre eles os mais comuns e agressivos são do tipo B e C.
Buscando a prevenção, diagnóstico precoce e tratamento, a Secretaria de Saúde de Canelinha realizará testes rápidos de Hepatites B e C, vacinação de Hepatite B, e aproveitando a oportunidade, também realizarão a vacinação de Tétano, doença causada por uma bactéria, a qual geralmente leva o infectado a óbito ou sequelas gravíssimas.
Os testes rápidos são feitos com uma pequena amostra de sangue, extraído da polpa digital dos dedos da mão, sendo realizado um breve acolhimento e aconselhamento antes e após os testes. Ocorre em cerca de 20 a 30 minutos, quando o paciente tem o resultado positivo ou indeterminado, e é encaminhado para realizar outros exames confirmatórios, pois o resultado pode apresentar uma cicatriz imunológica, onde o paciente teve a doença, porém já houve cura ou um resultado falso positivo devido algum fator, como uso de alguns medicamentos.
A vacina da Hepatite B deve ser realizada em pessoas não imunizadas, que não completaram as três doses, que não tenham certeza ou registro de terem a recebido.
A vacina do Tétano deve ser realizada em pessoas não imunizadas, que não completaram o esquema da vacina, que não tenham certeza ou registro de terem a recebido e/ou as que tomaram a última dose a 10 anos ou mais.
O comércio local e empresas interessadas em receber a ação, podem entrar em contato com a enfermeira Monique Santos Botelho Borba pelo telefone (48) 3264-0161.