93% do público alvo tomaram a vacina contra a gripe, em Canelinha

A campanha nacional de vacinação contra a gripe já encerrou em Canelinha, assim como em Santa Catarina e no Brasil. Em Canelinha, a meta atingida foi de 93%. No estado, a cobertura chegou a 88% das pessoas que estavam aptas a receberem a vacina, sendo que a meta estipulada pelo Ministério da Saúde era de 80%.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de Canelinha, as pessoas que mais se vacinaram na cidade foram as que pertencem ao grupo de comorbidades. O estipulado era de 415 pessoas, mas se vacinaram 557.

As crianças, a meta era de 693, sendo que 631 receberam a dose. Quanto as gestantes, o número estipulado era de 105, sendo que 59 se vacinaram. As puérperas, 17 era a meta, sendo que oito receberam a dose. No grupo de indígenas, 15 tomaram a vacina, e dos idosos 971 receberam a dose, sendo que a meta para esse grupo era de 1.071.

Quanto aos trabalhadores de saúde, apenas 55 tomaram a vacina, de um grupo estipulado de 161.

No total, o Ministério da Saúde estipulou que 2.462 pessoas deveriam tomar a vacina, sendo que 2.294 receberam a dose.

O objetivo da campanha de vacinação é reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da influenza na população alvo para a vacinação. Estudos demonstram que, em populações não vacinadas, a maioria das mortes por influenza é registrada em idosos e em crianças menores de cinco anos. Em adultos, a maioria das complicações e mortes ocorre em pessoas portadoras de doenças crônicas. As gestantes e as puérperas também apresentam risco elevado para apresentarem complicações graves associadas à influenza.