Vale recebe Mostra Internacional de Instrumentos Medievais de Tortura

A Associazione Ricercatori Storici d’Itália (Associação de Historiadores e Pesquisadores da Itália), da cidade de Verona, com o apoio da Prefeitura Municipal de Canelinha, promove até o dia 1º de abril, a ‘Mostra Internacional de Instrumentos Medievais de Tortura’, no prédio do Centro Municipal Arte e Educação, localizado na Avenida Cantório Florentino da Silva, no Centro.

De acordo com os organizadores, a mostra nasceu de uma longa e meticulosa pesquisa histórica, científica e sociológica, e tem como objetivo levar ao conhecimento do público, a brutalidade que desde sempre levou o homem a subjulgar a sua própria espécie. A tortura sempre existiu, mas no de 1184, no Concílio de Verona, foi até mesmo codificada.

Não obstante, as inúmeras condenações e documentos sobre os direitos dos homens, ainda hoje existe tortura, inclusive nos países mais evoluídos, calcula-se que através dos séculos, mais de milhares, bilhares de pessoas tenham sido submetidas a torturas.

Por isso, a mostra tem o objetivo de levar às pessoas, principalmente o público estudantil, o contato com objetos originais do período medieval europeu, instigando assim a curiosidade pela história mundial e nacional, tendo como fim principal alertar os jovens e a sociedade, para que histórias e práticas de tortura não voltem mais a ocorrer.

Esta exposição começou a ser realizada em 1985 e já percorreu diversos países, como Itália, França, Espanha, Alemanha, Áustria, Polônia, países da América Latina, além do Japão e Estados Unidos. No Brasil, chegou no ano de 1997, onde já passou por Canelinha e Nova Trento, em outra oportunidade.

O italiano, Franco Gentili é o curador da exposição. Aqui no Brasil, a coordenadora é Carla Andrade, que perpassa as cidades conscientizando a população sobre a tortura e a violência. “Convidamos os estudantes para participar da Mostra. É uma oportunidade única, uma ótima aula de história. Mostramos a todos que a violência não é algo banal, que não pode ser vista como uma coisa corriqueira. Centenas ou milhares de pessoas morreram no passado, para hoje vivermos em paz, em liberdade”, analisa Carla.

Visitas

O valor do ingresso é R$ 6,00, sendo que estudantes e idosos pagam R$ 3,00. Para agendar as visitas, também em grupo, o telefone para contato é o (48) 8467-3390.

De segunda à sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 18h.