Prefeito de Canelinha é o novo presidente da Granfpolis

O prefeito de Canelinha, Antônio da Silva, é o novo presidente da Associação dos Municípios da Região da Grande Florianópolis – Granfpolis. A eleição aconteceu na manhã de sexta-feira (13), durante Assembleia Geral Ordinária da entidade que congrega 22 municípios.

Antonio Silva é do PP e está no seu segundo mandato consecutivo como prefeito de Canelinha. Foi vereador no município, vice-prefeito e secretário de Obras. Atuou na Secretaria de Justiça do Estado. É formado em enfermagem e gestão pública tendo ocupado o cargo de secretário de Saúde de São João Batista.

A eleição do novo presidente da Granfpolis, em substituição ao prefeito de Paulo Lopes, Evandro João dos Santos (PMDB), foi por unanimidade dos prefeitos e presidentes de Câmaras presentes, cumprindo acordo firmado para que a presidência da Granfpolis seja por partido, de acordo com o número de prefeitos eleitos na região. Acordo, aliás, considerado um modelo de união apartidário, e que vem sendo adotado pelas demais Associações de Municípios e pela Federação Catarinense de Municípios – Fecam.

A nova diretoria da Granfpolis ficou assim constituída: Presidente: Antônio da Silva – Prefeito de Canelinha; 1º vice-presidente, Valério Tomazi, prefeito de Tijucas e 2º vice-presidente, Evandro João dos Santos, prefeito de Paulo Lopes. Para o Conselho Fiscal foram eleitos os prefeitos Sandro Vidal, de Santo Amaro da Imperatriz, e José Nilton da Silva, de Angelina, além do presidente da Câmara Municipal de Paulo Lopes, vereador Osiel da Silva. Como suplentes foram eleitos os prefeitos Gian Francesco Voltolini, de Nova Trento, e Tatiane Dutra Alves da Cunha, de Leoberto Leal, e o presidente da Câmara Municipal de São José, vereador Orvino Coelho Ávila.

Os consórcios intermunicipais e o fortalecimento da entidade de representação dos 22 municípios da região, estão entre as prioridades da nova gestão.

Durante a Assembleia Geral Ordinária da Granfpolis, também aconteceu a Pré- Assembleia da Federação Catarinense de Municípios. O vice-presidente da FECAM, Hugo Lembeck (PSD), fez um relato das conquistas do movimento municipalista e, com a participação dos diretores Celso Vedana, de Articulação Institucional, e Alexandre Alves, Executivo, defendeu a necessidade de uma sede que atenda as necessidades da Federação e, para tanto, solicitaram o apoio dos prefeitos presentes.

O secretário Executivo, Miguel Augusto Faraco, fez a leitura do relatório 2014 de prestação de contas da entidade que foi aprovado. O contador da Granfpolis, Gilberto Brasil, esclareceu alguns pontos da prestação de contas e repassou importantes informações aos prefeitos e presidentes de Câmaras Municipais sobre a nova contabilidade pública em vigor.

Na oportunidade também houve mobilização pela participação de delegação regional na XVIII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, em maio. A Granfpolis sempre se destaca por levar à Marcha a maior delegação de Santa Catarina e uma das maiores do país. Os prefeitos da região também foram convidados para o XIII Congresso Catarinense de Municípios que acontece na próxima semana, de 18 a 20, no Centrosul, em Florianópolis.