Dezembro é o mês de luta contra a Aids

Começou nesta segunda-feira, 1º de dezembro, o mês de prevenção a Aids, no município de Canelinha. Não obstante, esta data considera-se o Dia Mundial de Luta Contra a Aids.

Para isso, a Secretaria Municipal de Saúde de Canelinha realiza diversas atividades na cidade, com o objetivo de prevenir a doença que, segundo informações da Dive – Diretoria de Vigilância Epidemiológica – aumentou consideravelmente no estado.

Por isso, durante todo o dia 1º, as equipes que integram a Secretaria de Saúde montaram uma tenda em frente à sede do Paço Municipal e distribuíram preservativos, botons e folders, ao alertar a população sobre a necessidade de prevenções de doenças sexualmente transmissíveis, principalmente a Aids.

Na sequência do mês, todas as quintas-feiras pela manhã, a partir das 8h, na Unidade de Saúde do Centro, serão realizados testes rápidos para saber se a pessoa tem ou não o vírus HIV. Para realizar o exame, não é necessário estar em jejum. Para tanto, é preciso trazer o RG e o Cartão Nacional do SUS – Sistema Único de Saúde.

A campanha é uma realização da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Vigilância em Saúde, ESF – Estratégia de Saúde da Família e o Nasf – Núcleo de Apoio a Saúde da Família.