Secretaria de Saúde prorroga vacinação contra gripe até dia 30

A Secretaria Municipal da Saúde de Canelinha segue a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, até o dia 30 deste mês de maio. A campanha, que começou em 26 de abril, tinha a previsão de término no dia 09 de maio. Porém, o Ministério da Saúde e a Secretaria de Estado da Saúde decidiram prorrogar o período da vacinação.

De acordo com informações da Secretaria Municipal da Saúde, até o fim do dia de segunda-feira, 12, 1.744 pessoas haviam sido imunizadas. Desse total, 895 são idosos (60 anos ou mais), 352 crianças (de seis meses até cinco anos), e 497 pessoas com doenças crônicas. "Nossa maior dificuldade, nesse momento, são as crianças da faixa etária dos dois aos quatro anos", destaca Márcia Bonomini, técnica em enfermagem do setor de imunização da Secretaria de Saúde de Canelinha.  A meta estipulada pela Dive – Diretoria de Vigilância Epidemiológica – é de que a cidade deva vacinar 2.155 pessoas.

Quem ainda não se vacinou deve procurar o Posto de Saúde Central da cidade. Devem se vacinar contra a gripe crianças com seis meses e menores de cinco anos (quatro anos, 11 meses e 29 dias), trabalhadores da saúde, gestantes, indígenas, idosos, pessoas com doenças crônicas e outras condições clínicas especiais e mulheres no puerpério (até 45 dias após o parto). Crianças que estejam tomando a vacina pela primeira vez devem tomar a segunda dose da vacina da gripe um mês depois da primeira dose.