Canelinha realiza a décima edição do projeto ‘Contadores de Histórias’

Com o tema ‘Contos de Fada', os estudantes da Rede Pública Municipal de Ensino de Canelinha participaram da décima edição do projeto ‘Contadores de Histórias', que culminou com as apresentações dos alunos, na quarta-feira, 23, no Centro Social, Recreativo e Cultural Arthur Adolfo Jachowicz. O Ceni – Centro Educacional Novo Ideal – também participou do evento, que é promovido pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Turismo e a Biblioteca Pública Municipal Raul Miguel Vieira.

Contar história é uma habilidade humana que se herda das antigas gerações. Mas é preciso que se resgate isso, não só para manter a memória viva, mas também para criar vínculos entre as pessoas. Com isso, se fortalece a compreensão da mensagem que se quer transmitir.

E o objetivo do tema do ‘Contadores de História foi alcançado, ou seja, de trabalhar os ‘Contos de Fada' para que os alunos construam e reconstruam significados das histórias e desenvolvam o prazer da leitura. "Habilitar os alunos a conhecerem e compreenderem isso e desenvolver a habilidade de produzir textos.
Incentivar o trabalho em equipe e estimular a criatividade, além de promover o hábito da leitura", analisa a professora responsável pela biblioteca Edvandra Mafeçoli Costa.

Os contos de fada, na versão literária, reinterpretam os conflitos de poder e a formação de valores, misturando realidade e fantasia, no clima do ‘Era uma vez…'.
Neles, encontram-se o amor, os medos, as dificuldades de ser criança, as carências – materiais e afetivas – as autodescobertas, as perdas, a solidão e o encontro.

Crédito das Fotos: Edvandra Mafeçoli Costa/Divulgação