Canelinha tem novas conselheiras tutelares

Se acordo com a presidente do CMDCA – Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente – de Canelinha, Denise Correia Silva, 23 representantes de 12 organizações não governamentais tiveram direito a voto. "Cada um poderia votar em até cinco nomes, que era o número de vagas do Conselho Tutelar", destaca. Seis mulheres concorreram ao cargo: Vanir Maguida Voltolini, Fátima Margarete Orsi Haccke (Maga), Sandra Santana Aragão, Renata Luiza Pereira, Helena da Silva e Thaise Orsi Soares. Dessas seis, somente Thaise não foi eleita. Ela empatou em número de votos com Helena, mas por ser sete meses mais nova, deixou de ser eleita. A posse acontece ainda esse ano, e as cinco eleitas ficarão no cargo nos anos de 2013, 2014 e um período de 2015, quando acontece nova eleição. E em 2015 haverá novidade no pleito. Todo o cidadão que tiver título eleitoral terá direito a voto, assim como uma eleição para prefeito, governador ou presidente. Essa eleição direta já ocorreu, por exemplo, para a escolha dos conselhos tutelares de São João Batista. Segundo a secretária-executiva do CMDCA de Canelinha, Carolina Soares, a remuneração mensal de cada conselheira é de R$ 808,60. Vale lembrar que Vanir e Maga já ocupam o cargo de conselheiras, atualmente.