Edinho Orsi é o prefeito de Canelinha

Edson Orsi (PSDB), o Edinho, assumiu o comando da Prefeitura Municipal de Canelinha, na manhã de segunda-feira, 03, por um período de 30 dias. Com isso, Antônio da Silva (PP), entra em férias e retorna somente no início de fevereiro.
      O evento realizado na sede da Prefeitura Municipal, precisamente no gabinete do prefeito, contou com a presença de autoridades como secretários municipais, o presidente da Câmara de Vereadores, Eduardo Furtado (PP), vereador Abel Grimm (PT) e o prefeito de São João Batista, Aderbal Manoel dos Santos (PP). No uso da palavra livre, o prefeito licenciado, Antônio da Silva falou da parceria com o, agora, prefeito em exercício, Edinho Orsi. “É do PSDB, ou seja, faz parte da coligação com o PP e DEM, então nada mais justo que eu ter os meus 30 dias de férias e ele comandar o nosso município, como ocorreu em 2010”, destacou Antônio.
      Edinho Orsi também fez uso da palavra e elogiou o prefeito licenciado. “Isso faz parte da coligação. O Antônio tem o direito de usufruir de suas férias e eu tenho o compromisso, junto com nossa equipe, de administrar nesse período de um mês”, disse.
      Natural de Tijucas, mais precisamente do bairro de Nova Descoberta, Edinho Orsi tem 54 anos e é casado com Maria Bernadete Trainotti Orsi com quem tem três filhos: Erivélton, 26 anos, Edilamar, 23 e Ana Cláudia, 20. Empresário do ramo ceramista, terraplanagem e posto de combustíveis, Edinho tem uma vasta experiência política que é mais conhecida pelo trabalho nos bastidores do que propriamente ocupando cargos públicos. Não obstante, ele foi vereador pelo município de Tijucas no período de 1977 a 1982 ao qual foi eleito pelo então MDB. Em 1982, pelo PMDB, foi candidato a vice-prefeito com Narbal Andriani, ao qual quem acabou sendo eleito pela coligação peemedebista foi Nilton Fagundes, o Gordo. Na época, cada coligação poderia ter três chapas de candidatos ao Executivo. Ainda em Tijucas, a irmã, Bernadete Orsi foi vereadora pelo PMDB de 1997 a 2000.
      Na década de 1990, Edson Orsi veio morar em Canelinha, ao qual começou a vivenciar a política local. Sempre esteve apoiando algum candidato ao cargo do Legislativo e/ou Executivo. Em 2004, a esposa, Maria Bernadete Trainotti, Orsi foi eleita vereadora pelo PSDB, ao qual ocupou o cargo pelo período de 2005 a 2008. Nas últimas eleições municipais, Edinho Orsi foi o escolhido peal cúpula do PSDB de Canelinha para ser o candidato a vice-prefeito da coligação encabeçada por Antônio da Silva. Chapa essa que saiu vitoriosa do pleito com 3307 votos, 198 a mais que o segundo colocado.