Oito horas após blecaute, Itaipu volta a operar normalmente

A Usina de Itaipu voltou a operar em condições de normalidade às 6h desta quarta-feira. A informação foi repassada pela própria empresa por meio do Twitter e do site oficial da usina. O Brasil está recebendo, agora, 9.800 MW de energia produzida por Itaipu.

"Deu um desespero", afirma diretor de Itaipu
> Ouça a íntegra da entrevista concedida à Rádio Gaúcha

Neste momento, 18 unidades geradoras produzem energia para o Brasil e o Paraguai. Somando os 650 MW de energia transmitidos para o Paraguai, a usina produz ao todo 10.450 MW.

A visitação turística em Itaipu irá funcionar normalmente nesta quarta-feira. Por dia, a usina recebe em média 1.500 visitantes.

O problema

Ainda não se sabe o problema específico que ocorreu na linha de transmissão de Furnas. Relatórios de Furnas e Itaipu serão entregues ao Ministério de Minas e Energia para que se possa estabelecer exatamente a causa do corte de energia.

O ministro de Minas e Energia Edson Lobão vai se reunir pela manhã com o presidente Lula para tratar do assunto. Às 4h, alguns pontos dos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo ainda estavam sem energia. O setor de operações da Usina de Itaipu realizará um novo balanço às 6h.

ZEROHORA.COM E AGÊNCIAS