Foto_Sidnei_Correia

Projeto CDI é implantado no bairro Moura

O Comitê para Democratização da Informática em Santa Catarina (CDI-SC) inaugurou na manhã de sábado, 10, uma unidade de seu projeto "CDI Comunidade", no bairro Moura, em Canelinha. O evento contou com a presença do prefeito Antônio da Silva (PP), da secretária municipal de Educação, Maria Salete Montibeller e com o presidente do CDI-SC, Heitor Blum Thiago, além da comunidade.

A nova unidade está equipada com doze computadores e contará com três profissionais monitores e funcionará em horário matutino e vespertino. A Prefeitura Municipal investiu aproximadamente R$ 25 mil para a construção da sala da informática, ao qual o projeto passa a ocupar o espaço.

O CDI Comunidade do Moura atenderá, principalmente, os idosos e adolescentes da comunidade, pais e crianças do Centro de Educação Infantil Gatinho Manhoso, projeto educativo direcionado a crianças de 3 a 6 anos de idade, na localidade de Gavião. O Centro foi construído nessa localidade, pois essa fica distante cerca de 15 km do Centro de Canelinha e sua população tem difícil acesso a computadores e Internet. Toda a construção foi organizada pela comunidade com apoio da Prefeitura Municipal de Canelinha.

No CDI Comunidade, os usuários poderão contar com cursos, serviços de acesso à Internet, saber como emitir documentos (RG e CPF), ter auxílio para preenchimento de declarações de isenção de imposto de renda, para obtenção de certidões negativas e pagamento de IPVA, IPTU e multas. Contarão ainda com suporte para preparação de currículo, cadastro de currículo em sites de emprego e inscrição em concursos públicos online.

No aspecto da educação, a equipe do novo espaço oferecerá orientação para pesquisa na Internet para trabalhos escolares e indicações de sites que oferecem cursos on-line de qualificação profissional. A comunidade terá ainda a seu dispor a impressão de cartões de visita, folderes para estabelecimentos comerciais e criação de websites e blogs.

O QUE É O PROJETO CDI?

O CDI – Comitê para Democratização da Informática é uma organização não-governamental sem fins lucrativos que, desde 1995, desenvolve o trabalho pioneiro de promover a inclusão social utilizando a tecnologia da informação como um instrumento para a construção e o exercício da cidadania.

Em parceria com organizações de base popular reconhecidas e respeitadas em seu local de atuação, o CDI cria espaços não formais de ensino chamados "CDIs Comunidade". Os CDIs Comunidade são espaços que oferecem cursos básicos e avançados, e também serviços de informática e internet para a população local e do entorno, sempre em benefício da própria comunidade.

O projeto conta com uma rede com diversos "CDIs Comunidade", espalhados por todo o Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, Equador, México, Peru e Uruguai, além dos escritórios de representação nos Estados Unidos e Inglaterra.

JULIANO CÉSAR
Assessoria de Imprensa